Faculdade inaugura unidade de Telemedicina

Publicado em Notícias - 10 de dezembro de 2015

RUTE_Banner-90-x-193_UFMGPara formalizar sua participação na Rede Universitária de Telemedicina (Rute), a Faculdade de Medicina da UFMG inaugura, no dia 14 de dezembro, a unidade de Telemedicina da Instituição. O evento acontecerá às 14h, no Auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), 6º andar, e é aberta a comunidade acadêmica.

A Rute é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), cujo objetivo é apoiar e aprimorar a infraestrutura de comunicação de Telessaúde existente em instituições de ensino e pesquisa.  Na Rede integram mais de 100 instituições de ensino e pesquisa no Brasil, com o desenvolvimento colaborativo de atividades acadêmicas e grupos de estudos de temas específicos (SIGs).

A assessora de planejamento e gestão do Cetes, Mônica Pena de Abreu, explica que a Faculdade, por meio do Cetes, já desenvolve atividades de Telessaúde desde 2004. Indiretamente, a Medicina também já fazia parte da Rede, participando de algumas ações e grupos de estudo. Mas, com a parceria formalizada, os benefícios serão potencializados. “Docentes e alunos poderão participar de forma mais efetiva e integrada com outras instituições brasileiras por meio dos SIGs para atividades de ensino ou desenvolvimento de pesquisas colaborativas entre os participantes”, afirma Mônica.

Para a cerimônia de inauguração estarão presentes o diretor e vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, os professores Tarcizo Afonso Nunes e Humberto José Alves, o coordenador geral do Cetes, prof. Claúdio de Souza e o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina. O evento será transmitido por videoconferência para os demais membros da Rede, presentes em diferentes estados do Brasil.