Faculdade de Medicina é apresentada no Congresso de Saúde

Publicado em Notícias - 29 de agosto de 2017

Apresentações de atividades de ensino, pesquisa e extensão iniciaram programação do 4º Congresso Nacional de Saúde

Ives Teixeira Souza*

Público acompanha início do 4º Congresso Nacional de Saúde. Foto: Carol Morena

Órgãos complementares e projetos da Faculdade de Medicina da UFMG foram apresentados no início do 4º Congresso Nacional de Saúde na tarde de hoje, 28 de agosto de 2017. O diretor da Faculdade, professor Tarcizo Afonso Nunes, destacou o objetivo do evento de reunir a comunidade acadêmica, com seus respectivos campos de ensino, pesquisa e extensão e o vice-diretor, professor Humberto Alves destacou o objetivo da Faculdade em sempre se atualizar. “Estamos nessa condição de utilizar a tecnologia para auxiliar nos processos de aprendizagem dos alunos, e consequentemente, na melhor qualidade de vida das pessoas”, disse.

Apresentando o modo como o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), órgão suplementar da Faculdade, busca alcançar esse objetivo, o coordenador do Núcleo, professor Edison Corrêa, acentuou a importância dos mais de 30 cursos à distância desenvolvidos e a disponibilização de diversos conteúdos produzidos pelo Nescon para os alunos de graduação. “Somos um importante fator de formação profissional, principalmente para os médicos do programa Mais Médicos”, contou.

“Saúde tem a ver com direito social e qualidade de vida”, argumentou o professorMarcus Polignano, coordenador do Manuelzão, projeto de extensão sediado na Faculdade. Ele explicou que o Manuelzão busca recuperar a ideia de territorialidade na Saúde já que, para ele, o serviço de saúde atende demandas geradas pela ausência de cidadania.

Além de acompanhar os pacientes e familiares diagnosticados por meio dos programas de triagem pré e neonatal, o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), também órgão complementar da Faculdade, também faz o diagnóstico em todos os 853 municípios de Minas Gerais. “O Nupad é um grande gerenciador de projetos e ações, que acompanha os pacientes de um modo que vai além da estrutura normalmente encontrada no SUS”, enfatizou o coordenador do órgão complementar da Faculdade, professor José Nélio Januário.

Também participaram da apresentação da Faculdade, a presidente da Associação dos Ex-alunos e Amigos da Faculdade de Medicina da UFMG (Amed), Valda Mendonça, e o coordenador técnico do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), Kaiser Bergmann, que apresentou os serviços de tecnologia da Faculdade.

Congresso Nacional de Saúde
A programação da 4ª edição do Congresso reúne mais de 10 mesas-redondas, workshops e oficinas em torno do tema “Promoção da Saúde: Interfaces, Impasses e Perspectivas”, além de três simpósios internacionais nas áreas de prática e ensino de Saúde.

O Congresso Nacional de Saúde vai até 30 de agosto de 2017, com atividades pela manhã e à tarde, divididas em três eixos temáticos e um eixo transversal. O evento conta ainda com atividades culturais, com exposições, apresentações, lançamentos de livros e intervenções durante toda a programação, que integra ainda as comemorações dos 90 anos da UFMG, celebrados em 2017.

A Secretaria executiva do 4º Congresso Nacional da Saúde atende na sala 5, no térreo  da Unidade.

Confira a programação completa na página do Congresso Nacional de Saúde.

Mais informações: 3409 8053, ou ainda pelo e-mail 4congresso@medicina.ufmg.br

Fonte: Faculdade de Medicina da UFMG