Ex-aluno do Nescon publica artigo baseado em seu TCC

Publicado em Cursos, Educação permanente, Interessa - 21 de Janeiro de 2020

Artigo de Ulisses André Bonifácio, formado no Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família do Nescon, aborda intervenção na educação permanente de médicos de uma UBS de Uberlândia.

Foto: Pixabay.

O médico Ulisses André Bonifácio teve o artigo “Projeto de intervenção para implantação de um programa de educação permanente para os médicos da Unidade Básica de Saúde Jardim Brasília, Uberlândia – Minas Gerais” publicado na revista Gepesvida. O artigo é baseado no TCC homônimo realizado por Bonifácio em 2019, quando concluiu o Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG. Ambos os trabalhos são de coautoria da professora Maria Marta Amancio Amorim, do Centro Universitário Unifacvest.

Leia abaixo o resumo do artigo publicado na revista Gepesvida, volume 5, número 11.

Resumo

Esta pesquisa foi realizada no Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família, na Universidade Federal de Minas Gerais. Na Unidade Básica de Saúde da Família Jardim Brasília, composta por três médicos, os profissionais são graduados em medicina, mas não tem formação específica em medicina geral especializada. Sabe-se que a qualificação dos profissionais de saúde é emergencial no país. Assim este trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção para a implantação de um programa de educação permanente para os médicos da Unidade Básica de Saúde da Família Jardim Brasília, Uberlândia – Minas Gerais. A metodologia que embasou o presente trabalho foi o planejamento estratégico situacional. Foi realizada uma revisão bibliográfica nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online, da Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde com ênfase em Saúde da Família, Educação Médica e Atenção Primária à Saúde, e também nos materiais do Ministério da Saúde. Foi percebido um volume alto de fila de espera para especialidade, que poderia ser resolvido na própria unidade básica de saúde pelos médicos lotados na unidade. Por fim, buscou-se incentivar os médicos a se aprimorarem por meio dos programas de educação permanente.

O artigo na íntegra pode ser acessado clicando aqui.

Nescon em númeos

Em 2019, o Nescon orientou 437 alunos no Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família. Como resultado, o mesmo número de Trabalhos de Conclusão de Curso foram produzidos e publicados na plataforma do Núcleo.

Tanto esse quanto outros trabalhos produzidos por alunos do Nescon podem ser acessados por meio de sua Biblioteca Virtual.