PMAQ qualifica supervisores e entrevistadores para o 3° ciclo do projeto

Publicado em Educação permanente - 14 de julho de 2017

Fotos: Carol Morena

 

Aconteceu essa semana na Faculdade de Medicina a Capacitação dos entrevistadores do 3º ciclo do PMAQ, promovida pelo Nescon. O evento, que foi realizado entre os dias 10 e 14 de julho, no auditório do 6º andar, além de discutir o programa e a atenção básica, capacitou os entrevistadores com a análise dos questionários e  instrumentos e uma simulação.

O professor Antônio Thomaz, coordenador do PMAQ, explica que a capacitação é de suma importância para garantir que a coleta de dados feita pelos entrevistadores seja realizada da melhor maneira possível e eticamente. “Assim a gente consegue ter uma visão mais realista possível do cenário da atenção básica no Brasil”, defende ele.

Poliana Guimarães, supervisora selecionada para o 3º ciclo, avalia a capacitação como muito produtiva. “Foi bem esclarecedor, tirou todas as dúvidas. Agora podemos chegar em campo e fazer um bom trabalho”.

Foto: Alice Leroy

 

PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

O PMAQ, iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Nescon, objetiva induzir avanços no nível de atenção primária à saúde. Para isso, o projeto utiliza de um censo que avalia as condições de acesso e de qualidade das Equipes de Saúde da Família seguido da implantação de mudanças que elevem o padrão da assistência prestada aos cidadãos, além de constante monitoramento dos novos patamares alcançados. Ao Nescon – instituição parceira do Ministério nessa empreitada – cabe a avaliação externa das equipes de atenção básica.