Evento promove troca de experiências em Atenção primária e telessaúde

Publicado em Notícias - 19 de junho de 2019

Na próxima segunda-feira, 24 de junho, a Faculdade de Medicina e o Hospital das Clínicas da UFMG recebem o coordenador de saúde digital do The George Institute for Global Health, Maoyi Tian, e o coordenador do Grupo de Telecomunicação da Pontificia Universidad Católica del Perú, Leopoldo Liñán. Eles irão discutir a implementação de soluções digitais na Atenção Primária, como a telessaúde. O evento acontece em dois períodos, com participação gratuita, aberta ao público, e sem necessidade de inscrição prévia. Os participantes receberão certificado.

Segundo uma das organizadoras do encontro, a professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade, Milena Marcolino, o evento é uma oportunidade de troca de experiências entre pesquisadores de ambas instituições. “Serão apresentadas algumas pesquisas do The George Institute, de forma que colaborações em projetos afins podem ser vislumbradas”, ressalta.

A professora conta que o Instituto está entre as dez principais instituições em impacto de pesquisa no mundo. “Essa colaboração pode fortalecer as pesquisas no instituto e coloca a UFMG em destaque no mundo. Além disso, pode gerar conhecimento para docentes e alunos de graduação e pós-graduação”, acrescenta.

Programação

Na parte da manhã, acontece no Auditório do Cetes, 6º andar da Faculdade de Medicina da UFMG, a partir das 8h30. Também haverá transmissão pelo site do Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG. Basta acessar com antecedência ao horário marcado e preencher os dados solicitados no momento do acesso.

Nessa primeira parte, o evento será composto por apresentações dos pesquisadores convidados sobre suas experiências com a telemedicina na Atenção Primária em seus respectivos países de atuação: China e Peru. Professores da Faculdade de Medicina também apresentarão pesquisas da área que estão sendo realizadas no Brasil.

Uma segunda parte do evento acontece às 19h, no auditório do Instituto Alfa, 2º andar do Hospital das Clínicas da UFMG, no qual o convidado Maoyi Tian irá expor pesquisas realizadas pelo grupo chinês do The George Institute, na área de implementação de soluções digitais.