Equipe do PMAQ/Nescon recebe prêmio

Publicado em Diversos - 28 de outubro de 2014

 

Handshake in Circle of People

Os frutos do Programa Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB) – projeto desenvolvido no Nescon/UFMG – já estão sendo colhidos. E o melhor: reconhecidos.

A equipe responsável pelo projeto, composta pelos pesquisadores Thomaz Machado, Dayse Xavier, Charles Luiz da Silva; Clarice Reis, Ângela Dayrell, entre outros nesconianos, receberam um prêmio do Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, realizado entre os dias 3 e 5 de setembro deste ano.

Na ocasião, eles apresentaram o trabalho A percepção do usuário sobre a qualidade da atenção saúde: aspectos éticos da relação profissional de saúde/usuário.

A pesquisa entrevistou 65.391 pessoas atendidas em Unidades Básicas de Saúde de todo o país. O ideia era avaliar aspectos que demonstrassem uma relação ética e profissional na relação usuário/prestador de serviço da Atenção Básica em saúde partindo do ponto de vista do usuário com base nos dados do PMAQ-AB de 2012.

“Verificamos que há bons níveis de avaliação em quesitos como acolhimento ao usuário em demanda espontânea; além de respeito à origem cultural, religiosa e dos costumes do assistido. Há necessidade, porém, de melhora nas condutas de todos profissionais envolvidos no processo de atendimento, sobretudo o dentista; explica Clarice Reis, uma das autoras do estudo apresentado. “Ficamos muito satisfeitos com a premiação, especialmente pelo fato desse trabalho ser iniciativa de um dos estagiários do grupo. Prêmios como esse nos estimulam a buscar constante aprimoramento do nosso trabalho”, completou.

Sobre o PMAQ

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) procura induzir processos que ampliem a capacidade de gestão da saúde nas três esferas de governo. Com isso, espera-se melhorar o acesso aos serviços ofertados por meio do SUS, e também sua qualidade.

Iniciativa do Governo Federal, o projeto prevê a realização de um censo da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como das condições em que trabalham as Equipes de Saúde da Família (ESF) espalhadas por todo o Brasil.

As equipes de avaliação do PMAQ são formadas por um supervisor e três entrevistadores, que percorrem as UBSs  aplicando questionários avaliativos a gestores, trabalhadores da saúde coletiva, além do usuários atendidos.