Epidemiologia em Saúde Ambiental é tema de curso da UFRJ

Publicado em Cursos, Notícias - 29 de Maio de 2018

A oferta integra o II Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental da universidade. As inscrições para a primeira etapa do processo seletivo podem ser realizadas até 15 de junho.

O Laboratório de Educação a Distância do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABEAD/IESC/UFRJ) está com inscrições abertas para a segunda turma do Curso de Capacitação a Distância em Epidemiologia em Saúde Ambiental. A oferta integra o II Programa de Formação de Recursos Humanos em Vigilância em Saúde Ambiental do LABEAD/IESC/UFRJ e é um produto do Chamamento de Propostas de Iniciativas Educacionais aplicadas à Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

O público-alvo do curso são profissionais com formação de nível superior que trabalham em órgãos públicos federais, estaduais e municipais nas áreas de vigilância, atenção em saúde e áreas afins, envolvidos em estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições podem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 15 de junho, e serão disponibilizadas 501 (quinhentas e uma) vagas.

A primeira etapa do processo seletivo de alunos consiste no preenchimento das informações solicitadas na ficha de inscrição disponível no portal LABEAD.

Na segunda etapa do processo seletivo, os candidatos selecionados receberão instruções via e-mail acerca dos procedimentos para matrícula.

A carga horária do curso é de 75 horas, com duração de aproximadamente 4 (quatro) meses, e será oferecido para todo o território nacional, gratuitamente, no formato autoinstrucional.

O objetivo é capacitar profissionais que atuam no sistema público de saúde para compreender os principais fundamentos e métodos da epidemiologia e sua aplicação no desenvolvimento de ações no âmbito da Saúde Ambiental. Para tanto, os conteúdos terão uma abordagem teórico-prática multidisciplinar e pretende-se que, dessa forma, o profissional da Vigilância e áreas afins possa vir a contribuir, nos locais onde estiver trabalhando, para a efetiva melhoria das condições de saúde da população em parceria com a comunidade e demais profissionais que atuam nesse setor.

O material didático é composto por roteiros de estudo, materiais em PDF e biblioteca virtual onde os alunos poderão encontrar referências para aprofundamento nos temas apresentados. O conteúdo é todo ofertado online.

O curso é organizado em 5 módulos, subdivididos em unidades que tratam dos Aspectos Conceituais e Usos da Epidemiologia em Saúde Ambiental; da Contribuição dos Monitoramentos Ambiental e Biológico para os Estudos Epidemiológicos; Uso de Dados Secundários para Estudos Epidemiológicos em Saúde Ambiental. Há também uma Introdução ao Método Epidemiológico nos Estudos em Saúde Ambiental- Epidemiologia Descritiva e ao Método Epidemiológico nos Estudos em Saúde Ambiental-Epidemiologia Analítica.

Ao final do curso será fornecido o certificado de conclusão do curso, emitido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ, aos alunos concluintes que cursarem todos os módulos e forem aprovados com nota final igual ou maior que 6.

Para mais informações, acesse: http://www.labead.iesc.ufrj.br/

Fonte: www.unasus.gov.br/