Encontro presencial recebe profissionais do Provab

Publicado em Notícias - 28 de Abril de 2014

Independente de onde trabalham, seja em um CTI ou em uma clínica particular, a visão do modelo assistencial e os temas tratados no Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (Ceesf) acrescentarão à vida profissional de todos os participantes. Foi com esse olhar, da professora Celina Camilo de Oliveira, coordenadora da Tutoria, que as atividades do Ceesf foram iniciadas, no polo de Belo Horizonte, para os recém-ingressos  do Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab).

O encontro aconteceu na Faculdade de Medicina da UFMG neste sábado, dia 26, e teve a participação das tutoras a distância Liziane D’Ávila e Laura Rocha, e da tutora presencial Ana Paula Oliveira. Ao darem boas vindas, elas recomendaram que para o semestre ser rico será preciso da participação e colaboração de todos.

IMG_7225O momento de ambientação teve como o objetivo dar as orientações gerais para os cerca dos 40 participantes que também tiveram a oportunidade de se conhecerem e tirarem dúvidas. De acordo com a professora Celina, essa troca das experiências profissionais, que continuará através dos fóruns no portal do Ágora, é como o conhecimento será construído. “Os tutores não são professores. Eles apoiam os estudos, como se fosse uma estaca por onde a trepadeira cresce, por onde o conhecimento se desenvolve”, enfatizou.

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A professora Maria Risoneide Negreiros, responsável pela supervisão, destacou a importância do Ceesf na capacitação de médicos, enfermeiros e dentistas cirurgiões de todo o Brasil aplicando o conceito da atenção básica. “A saúde é como uma construção: se não colocarmos bem o primeiro tijolo, a casa cai”, afirmou Risoneide, ao ressaltar a importância da atenção primária. O professor Edson José Corrêa, vice-coordenador do Nescon, apresentado através do vídeo institucional, também destacou a importância da atenção primária.

Risoneide aproveitou para estimular os jovens profissionais a terem vontade de mudar a realidade do local de trabalho, mesmo com dificuldades como  percalços políticos ou o fato de trocarem de lotação futuramente. Para ela, os planos de intervenção sugeridos no trabalho de conclusão do curso (TCC) podem possibilitar essas ações.

É o que pensa o médico Guilherme Messias, recém-egresso da Faculdade, que seguiu o conselho da coordenação de já começar a pensar no TCC desde o início. “Tenho algumas expectativas de desenvolver melhorias onde estou atuando, já que as condições são tão precárias. Nesse encontro já comecei a vislumbrar algumas possibilidades”, declarou. “Mesmo conhecendo a UFMG, me surpreendi com a estrutura oferecida pelo Nescon. O curso me dará o fundamento técnico para seguir aquilo preconizado como saúde da família”, continuou.

10252179_676263689088435_5352737873193212387_nNa parte da tarde a turma, nomeada como “Reitoria”, pode explorar e conhecer melhor o portal online e os recursos existentes, e foram introduzidos aos cincos módulos da primeira unidade que acontecerão nesse semestre. Além disso, realizaram o pacto de comprometimento e empenho com suas respectivas tutoras.

Junto deles, outros 17 polos receberam simultaneamente o encontro. No próximo, os alunos realizarão duas provas.