Dirigentes do BNDES vão conhecer o CEABSF

Publicado em Boletim - 22 de Janeiro de 2009

Na próxima quinta-feira, 29, representantes da Diretoria de Projetos Sociais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) visitarão o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG. A visita objetiva um primeiro contato da atual diretoria, com a coordenação do Programa Ágora, responsável pelo Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF), que é financiado, entre outros parceiros, pelo BNDES.

Segundo o coordenador do Programa Ágora, prof. Edison Corrêa, a pauta do encontro também inclui apresentação dos coordenadores, dos tutores e andamento do CEABSF, que atualmente conta com 800 alunos, de 183 municípios mineiros. De acordo com informações da coordenação, com os recursos do BNDES está sendo viabilizada a produção de todo o material instrucional, em todas as fases, além da publicação de cerca de 40 obras, entre cadernos de estudos, livros e  guias. O material produzido já está sendo disponíbilizado neste site.

A equipe do BNDES visitará também a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), interveniente na execução do Programa.

O CEABSF
Voltado para médicos, cirurgiões-dentistas e enfermeiros vinculados a equipes de saúde da família, o curso  faz parte do sistema Universidade Aberta do Brasil, criada em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC) e Universidade Aberta do SUS – UNASUS, lançada em 2008 pelo Ministério da Saúde (MS). Tem carga horária, de 360 horas, divididas entre disciplinas obrigatórias (120h) e optativas (240h) num período de 18 a 24 meses. O Curso  não tem custo ao aluno, pois é financiado pelo MS,  MEC e BNDES.

(31) 3409-9790 comunicacao@nescon@medicina.ufmg.br