Diretor do DAB participa de reunião geral do Nescon

Publicado em Diversos - 19 de agosto de 2011

“Consolidando e aprimorando a política nacional de Atenção Básica”. Esse foi o tema da reunião geral do Nescon, realizada agora há pouco, na Faculdade de Medicina da UFMG, que contou com a presença do Dr. Hêider Aurélio Pinto, diretor do Departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde (DAB/SAS/MS). Estavam presentes o coordenador do Nescon, Francisco Campos, o vice-coordenador, Edison Corrêa, o diretor da Faculdade de Medicina, Francisco José Penna, e a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Maria Imaculada de Fátima Freitas.

Como atrair médicos para a Saúde da Família? Esse foi um dos grandes questionamentos da reunião. Hêider ressaltou a dificuldade de se atrair médicos para trabalhar nessa área e destacou a importância de fortalecer a motivação desses profissionais. Para isso, programas de incentivo já estão a caminho. A partir de 2012, médicos que trabalharem por 1 ano em comunidades quilombolas e indígenas, por exemplo, contarão com 10% na pontuação da prova de residência.

O diretor do DAB falou ainda a respeito do Programa de Requalificação das Unidades Básicas de Saúde – SAS/MS, que visa qualificar estruturalmente todas as unidades básicas do país, com o objetivo de melhorar o atendimento à população, dando as condições necessárias para os profissionais de saúde atenderem aos usuários do SUS. Segundo Hêider, 74% das unidades básicas de saúde apresentam condições inadequadas de atendimento. “O programa é bastante ousado e pretende mudar a cara da principal porta de entrada do SUS, que é a Atenção Básica”, disse.

Francisco Campos destacou a relevância do tema da reunião. “É muito importante uma instituição que apresenta tradição de cooperação com o SUS, como o Nescon, discutir como a Atenção Básica mudou e no que pode melhorar”, afirmou.

O programa Telessaúde também foi abordado na reunião. A viabilidade do programa na prática clínica depende diretamente da utilização de recursos, como equipamentos e softwares, e da capacitação de recursos humanos para sua instalação, utilização e manutenção. De acordo com Hêider, o objetivo é que equipamentos de informática sejam instalados nas unidades básicas, além da implantação da internet banda larga.

Segundo Edison Corrêa, a expectativa para o encontro era grande e foi satisfatório ver que cumpriu os objetivos propostos. “A reunião apresentou informações atuais e a platéia estava bastante diversificada, com a presença de estudantes, estagiários e tutores. Estamos com planos para uma 2ª reunião, para aprofundar os temas tratados”, disse.

comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br

Redação: Bruna Cruz