Doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde

O Curso sobre Doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde é uma importante iniciativa do Ministério da Saúde para contribuir para a atualização dos profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas portadoras da doença de Chagas, que afeta cerca de 6 a 8 milhões de pessoas nas Américas e que persiste como causa de sofrimento e morte de milhares de pessoas nos países mais pobres e entre as populações mais vulneráveis. O curso é oferecido no formato a distância aos profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde e visa capacitar esses profissionais para atuarem direta ou indiretamente no diagnóstico, estadiamento, tratamento, vigilância, prevenção e controle da doença de Chagas.

  • Período de Matrícula: 21/09/2022 a 20/12/2022
  • Data limite para conclusão do Curso: 20/01/2023

Modalidade: conteúdo e todas as atividades do curso, inclusive itens de avaliação, estão disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem e podem ser acessados em computadores, laptops, tablets e smartphones, por meio de qualquer navegador (curso on-line/autoinstrucional).

Carga horária: 60 horas.

Certificado de Conclusão*: Curso de Extensão/ Atualização

 O certificado de conclusão é emitido on-line e enviado por e-mail em até 03 (três) dias úteis, após o término do curso (caso o documento não esteja em sua caixa de entrada nesse prazo, verifique a caixa de spam).

*Mínimo de 60%

 

Profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde

Unidades do Curso

  • Unidade 1 – Descrição geral da doença de Chagas
  • Unidade 2 – Fases aguda e crônica da doença de Chagas
  • Unidade 3 -Fase crônica da doença de Chagas
  • Unidade 4-Situações especiais
  • Unidade 5– Vigilância, prevenção e controle da doença de Chagas

São utilizados diversos recursos educacionais abertos, como leituras complementares, mapas, figuras, vídeos e infográficos. O curso foi preparado na estratégia de Educação a Distância (EAD), autoinstrucional, em versão Moodle disponibilizada pelo ambiente virtual de aprendizado aos profissionais matriculados. c