Curso do UNA-SUS capacita para atendimento da população LGBT

Publicado em Notícias - 4 de setembro de 2015

Profissionais de saúde do SUS, gestores, conselheiros e ativistas LGBT interessados em participar do curso Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) tem até o dia 10 de setembro para se inscrever no site da UNA-SUS.

O curso é gratuito e tem o objetivo de promover o respeito à diversidade e capacitar os profissionais de saúde para um atendimento qualificado e humanizado à população LGBT. Ofertado na modalidade de ensino a distância, os matriculados precisam concluir as atividades até o dia 12 de outubro. Após esse período, o certificado estará disponível no próprio site.

Exercício integral de respeito e cidadania

Lançado em maio deste ano, o “Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT)” se tornou um marco entre os cursos da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) ao ultrapassar mais de 10 mil inscritos.

Para o coordenador de conteúdo, o professor Guilherme Almeida, a grande procura decorre da consolidação da discussão dos direitos de pessoas LGBT na agenda pública brasileira das últimas décadas. Além disso, deve-se ao compromisso dos estados e municípios com a Política Nacional de Saúde Integral de LGBT.  “É natural que profissionais de saúde e gestores se interessem pelo tema e busquem subsídios para lidar com ele. Além disso, como membro no Comitê Técnico de Saúde Integral de LGBT em anos anteriores, acompanhei o quão forte era esta demanda da militância de muitos estados brasileiros”, afirma.

“Não há como permanecer negando que as variadas formas de discriminação (sexismo, racismo, homofobia, capacitismo, entre outras), quando incidem nas instituições de saúde, prejudicam a eficiência do SUS. Elas comprometem o princípio da equidade e podem ser tão daninhas quanto a insuficiência de recursos”, complementa.

A secretária de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Kátia Souto, destaca que o módulo não está dissociado de outras ações estratégicas, como a campanha de respeito ao nome social e a portaria que regulamenta processo transexualizador.

O curso foi construído a partir da parceria entre as Secretarias de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) e de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGETS) do Ministério da Saúde e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que integra a Rede de Instituições Ensino Superior da UNA-SUS, e com a colaboração do Comitê Técnico de Saúde LGBT.

Com redação da UNA-SUS