Curso de Medicina tem avaliação máxima por comissão do MEC

Publicado em Notícias - 26 de dezembro de 2017

O curso de graduação em Medicina da Faculdade de Medicina da UFMG foi avaliado com a nota 5, máxima possível de ser obtida, durante processo para renovação do reconhecimento do curso do Ministério da Educação (MEC).

Durante visita da comissão do MEC, de 11 a 13 de dezembro, foram avaliadas as condições do ensino, do corpo docente, das instalações físicas, e do projeto pedagógico. Para a coordenadora do Colegiado do curso, professora Taciana de Figueiredo Soares, o resultado da avaliação indica o compromisso da Faculdade em formar médicos que o Brasil almeja, e que a população merece. “A nota coroa um trabalho de anos e representa o retrato da instituição que somos: séria e centenária, e ainda pioneira na integração entre ensino e serviço, atualizada e acolhedora”, enfatiza.

O vice-diretor da Unidade, professor Humberto José Alves, considera que a nota 5 representa o reconhecimento do trabalho de toda uma equipe que faz da Faculdade uma instituição de excelência no ensino, pesquisa e extensão. “É um trabalho conjunto de professores, funcionários e alunos que coloca a Faculdade de Medicina da UFMG no lugar de destaque que está hoje em todos os cursos que ela oferece”, avalia.

Para a professora Taciana, a conquista da nota máxima não significa o término de um trabalho. “Sempre temos como melhorar. Não vamos receber uma nota 5 e parar: esse é um incentivo para continuarmos trabalhando para manter a qualidade do curso”. Ela agradece todo o grupo de servidores, professores e alunos da Faculdade e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que recebe as aulas do ciclo básico do curso, pela mobilização no período que antecedeu a visita, para facilitar o acesso dos avaliadores a documentos, dados e estrutura da Unidade. “Nós conseguimos demonstrar, por meio de um trabalho coletivo, que merecemos essa nota, finaliza a coordenadora do Colegiado.

Fonte: Faculdade de Medicina da UFMG