Curso de Capacitação de Tutores do Nescon discute histórico do SUS e Médicos pelo Brasil

Publicado em Boletim, Cursos, Informes - 25 de novembro de 2019

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG realizou, nos dias 22 e 23 de novembro, o Curso de Capacitação de Tutores, direcionado aos tutores dos alunos matriculados no Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família (CEGCSF). As atividades aconteceram no Nescon, 7º andar da Faculdade.

 

Mesa de abertura do Curso de Capacitação de Tutores. Foto: Carol Morena.

 

A mesa de abertura foi composta pelo coordenador do Nescon, professor Francisco Eduardo de Campos, o vice-coordenador, Edison José Corrêa, o coordenador do CEGCSF, professor Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro, além da gestora acadêmica Roberta de Paula Santos.

Durante a abertura, o professor e coordenador do Núcleo, Francisco Campos, promoveu um panorama histórico da saúde pública no Brasil, tocando em pontos como a constituição do Sistema Único de Saúde (SUS) e as dificuldades gerenciais para a Atenção Primária à Saúde (APS) decorrentes da unificação da Saúde, tanto do ponto de vista acadêmico ─ como a necessidade de formação de um grande número de profissionais ─ quanto do ponto de vista logístico, no que compete à distribuição dos profissionais e aparelhos de saúde às regiões mais remotas do país.

Francisco Campos também pautou as modificações acadêmicas que ocorreram para adequar o ensino da medicina à necessidade de formação de profissionais, como a implementação do modelo de educação a distância, utilizado para expandir a educação permanente. “Antigamente, tínhamos em torno de 40 cidades pelo Brasil que eram polos de formação de profissionais médicos. Hoje, mais de cinco mil municípios com profissionais formados por meio da UNA-SUS”, explicou o coordenador do Nescon.

Durante o curso, os tutores também receberam informes relativos ao CEGCSF, ministrados pelo professor Edison José Corrêa. Além disso, a professora Maria Auxiliadora Córdova Christófaro apresentou as alterações geradas pela Medida Provisória Nº. 890/2019, que institui o programa Médicos pelo Brasil, discutindo seus impactos na saúde pública.

Ao final do evento, os tutores preencheram o formulário de Avaliação do Encontro de Tutores e Assessores do Curso de Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família.

Confira a galeria de imagens do evento: 

Fotos: Carol Morena.