Diretor do Nescon participa de oficina nacional na UNA-SUS

Publicado em Diversos - 12 de Março de 2015

O Diretor do Nescon, Francisco Campos – que também é coordenador geral de expansão e gestão da educação em saúde do Ministério da Educação (MEC) – participou da abertura da Oficina Nacional de Coordenadores de Instituições Supervisoras do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB). Sediado na Secretaria Executiva da Universidade Aberta do SUS (SE/UNA-SUS), o evento foi realizado em Brasília, nos dias 10 e 11 de março. A ideia era avaliar as ações realizadas em 2014 e realizar uma projeção para 2015.

Foto: Sérgio Velho

Francisco Campos ressaltou o compromisso da UNA-SUS com o programa, que inclui ações de supervisão e oferta da especialização. “Estamos muito contentes e cumprimos nosso dever, não só por orquestrar a Rede UNA-SUS, mas também por outras ações”.

Também teve a participação do coordenador geral de expansão e gestão da educação em saúde do Ministério da Educação (MEC), Otoniel Miranda; do coordenador nacional do PROVAB, Jerzey Timoteo e do secretário substituto da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço.

O secretário reforçou que o PROVAB vai além do atendimento em áreas remotas mas também inclui a reforma dos currículos nas universidades e preparação dos residentes. “Juntamos esforços para produção e oferta da especialização e cumprimos com finalidade do Programa, que é contribuir para a melhoria do atendimento à população”, disse“Com o PROVAB, a Atenção Básica se tornou foco de muitos profissionais que se formaram no Brasil”.

O coordenador geral de expansão e gestão da educação em saúde do MEC corroborou. “A integração entre o Mais Médicos e o PROVAB só tem a acrescentar no atendimento à população, educação dos profissionais e fortalecimento do SUS”.

Para Felipe Proenço, o fato de ter sido implementado um plano conjunto com a UNA-SUS e a respectiva de Rede de instituições de educação superior foi fundamental para o desenvolvimento do PROVAB. “Estamos unindo esforços para garantir o êxito do programa”. Para ele, a integração entre o Mais Médicos e PROVAB garante a expansão e amadurecimento de ambas iniciativas.

O secretário substituto destacou desafios, como centralizar a Atenção Básica no processo de informação; o acompanhamento da comunidade, possibilitando a criação de vínculos; estrutura e oferta de insumos. Para Proenço, é o momento de iniciar uma nova etapa. Ele destacou que um dos objetivos do Mais Médicos é a ampliação das residências na área de Medicina de Família e Comunidade, um dos temas de destaque da oficina.

Com Redação Una-Sus