Conselho Diretor debate saúde no país e perspectivas do Núcleo

Publicado em Notícias - 10 de agosto de 2018

Da esquerda para a direita: professores Francisco Campos, Humberto Alves e Edison Côrrea. Foto: Carol Prado

A primeira reunião da nova gestão do Nescon foi realizada na manhã de hoje, 10 de agosto. Para os anos de 2018 a 2020, assumira, como diretor e vice-diretor do Núcleo, respectivamente, os professores Francisco Eduardo de Campos e Edison José Correa. O professor Raphael Aguiar ocupa, agora, o cargo de coordenador acadêmico do Nescon.

Francisco Campos destacou a relação do Nescon com o Sistema Único de Saúde (SUS), lembrando que o Núcleo existe para servir o SUS, posicionando a UFMG em estreita comunicação e cooperação com o Sistema. O diretor mencionou uma perspectiva de corte para políticas sociais mas, apesar do momento difícil, reforçou o compromisso em continuar as atividades.

Ele lembrou também a importância da atenção básica. ““É preciso qualificar profissionais para atuar na atenção básica”, frisou.  “Algumas atividades são mantidas com sucesso porque são políticas específicas relacionadas à questão da valorização da atenção básica”, lembrou, afirmando que a Saúde não se resolve apenas com uma questão hospitalar, mas deve ser pensada de forma integrada e planejada.

Dentre as ações recentes do Núcleo, o professor Francisco destacou que a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), da qual o Nescon faz parte, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, capacitou 65 mil pessoas em quatro meses durante o surto de Zika, em 2016.

Números do Nescon
Raphael Aguiar apresentou o relatório técnico dos cursos do ano de 2017. Ao todo, formaram-se 242 alunos em especialização, um mestrado e um doutorado. Sete artigos foram publicados, e quatro capítulos de livros foram desenvolvidos por alunos do Nescon. Além disso, foram 11 apresentações orais em eventos, seis anais, e dois relatórios de pesquisa.

“Estamos incluindo novas formações em nosso portfólio. Os cursos do Nescon são cursos de especialização, aperfeiçoamento e autoinstrucionais”, contou Raphael. “Temos em andamento dois cursos de especialização, ofertados em Minas Gerais e em Alagoas, e alguns alunos no Acre”, completou.

O professor enfatizou os cursos autoinstrucionais, formações que atendem ao público em geral, especialmente estudantes de graduação e pós-graduação e trabalhadores da área da saúde. Ele também explicou que o Nescon tem grande abrangência em Minas Gerais por atender o programa federal Mais Médicos. “Os cursos do Núcleo são voltados principalmente para profissionais em serviço. Estamos formando profissionais desse programa, que estão em praticamente todas as cidades do Estado”, afirmou.