Confira o passo a passo para se inscrever nos cursos do Nescon

Publicado em Cursos - 4 de Maio de 2017

CURSOS NESCON

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon) abriu milhares de vagas para 6 cursos gratuitos em Atenção Domiciliar em Saúde e Uso Terapêutico de Tecnologias Assistivas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho. Confira o passo a passo, se matricule e tenha boas aulas:

1. Acesse a página de cursos do Nescon e escolha o seu curso;
  2. A página da qualificação escolhida abrirá. No lado direito da tela, há as opções “Acessar como Profissional” e “Acessar como Visitante”. Se você já é profissional da área da saúde, portador de um registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), clique na opção para profissionais. Caso contrário, clique no botão para visitantes

Para quem já tem cadastro na plataforma Phila:
Caso você já tenha cadastro na plataforma de estudos, basta fazer o login após selecionar o curso desejado. A janela da qualificação abrirá automaticamente com uma apresentação do curso e o botão “Continuar”. Ao clicar, você já pode começar as aulas.

Para aqueles que ainda não possuem uma conta:

Caso você não tenha uma conta na plataforma, será preciso se cadastrar para ter acesso ao curso. Para isso, é necessário ter um número de CPF válido e um endereço de e-mail:

1. Escolheu o curso que quer fazer? Clique no botão para profissionais ou para visitantes (de acordo com o seu perfil), e a janela de autenticação aparecerá com duas opções de conta: Nescon e UNA-SUS. Clique em Nescon;
  2. Na página de acesso à plataforma, clique na opção “Ainda não possuo conta”;
  3. Aparecerá uma tela com 5 etapas a serem preenchidas. Clique em “Avançar” quando terminar cada uma delas. No final das etapas, sua conta estará criada;
  4. Após a criação da conta, a tela seguinte será a tela de Acesso. Digite seu “Usuário” e “Senha” e clique no botão “Acessar”;
  5. Após o preenchimento do perfil, você será redirecionado para o ambiente virtual de aprendizagem. A janela da qualificação escolhida abrirá com uma apresentação do curso e o botão “Continuar”.
  6. Clique nesse botão para visualizar se você está apto a fazer o curso. Se possuir os requisitos, você será automaticamente matriculado e poderá começar o curso imediatamente.

As qualificações, ofertadas a distância, são destinadas prioritariamente a profissionais e gestores de saúde com registro no CNES. Contudo, quem não faz parte destas categorias pode se inscrever como visitante. A única diferença é que, nesse caso, não há declaração de conclusão ao final do curso.

São 6 modalidades oferecidas:

• Oftalmologia na Atenção Básica à Saúde
  • Doenças Infectocontagiosas na Atenção Básica à Saúde
  • Tecnologias Assistivas: visão (3 mil vagas);
  • Tecnologias Assistivas: habilidade física e motora (3 mil vagas);
  • Tecnologias Assistivas: audição (3 mil vagas);
  • Tecnologias Assistivas: ampliação da comunicação (3 mil vagas).

Os alunos têm até o dia 21 de julho para concluir a qualificação. A declaração de conclusão é emitida online e enviada por e-mail em até 3 dias úteis após o término do curso (para quem tem direito).

Os cursos são fruto de uma parceria da UFMG com o Ministério da Saúde, por meio da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS).

Ainda tem dúvidas ou precisa de mais informações e esclarecimentos? Clique AQUI.