CEESF sob nova coordenação

Publicado em Notícias - 31 de Março de 2014

A professora Maria Tereza  Marques Amaral é a nova coordenadora acadêmica do Programa Ágora. Até o momento, a coordenação estava a cargo da professora Maria José Cabral Grillo, que exerceu a função por sete anos. Maria José deixa o Programa para assumir a pró-reitora de Recursos Humanos da UFMG.  “Creio que fiz aqui, junto com meus colegas do Nescon, um bom trabalho. Foram muito bons e produtivos esses anos que passei aqui no Núcleo. Espero ser também uma boa pró-reitora de Recursos Humanos”, despede-se.

À frente do Programa Ágora – que atualmente  mantém três cursos a distância para cerca de 700 alunos – Maria Teresa acredita que enfrentará alguns bons desafios. “Um deles é atender adequadamente os profissionais Programa Mais Médicos, que passaram a compor de forma massiva as turmas do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (CEESF) desde o ano passado. São profissionais que vêm, em sua maioria, de outro país, ou seja, de outra realidade; falam outra idioma, tem alguma dificuldade de lidar com tecnologia, entre outras particularidades. Então temos muito trabalho a fazer”, reflete.

Trajetórias

maria teresaDoutoranda e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Maria Tereza Marques Amaral é graduada em Filosofia pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Educação com ênfase em ensino de Filosofia, bem como nas áreas de formação de professores, saúde, ambientes virtuais, educação a distância e escola normal rural. Passou a integrar a equipe do Nescon em 2008, como membro da coordenação do Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família – CEESF.

ZEZEA nova Pró-reitora de Recursos Humanos da UFMG, por sua vez, é graduada, licenciada, mestre e doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG – unidade que  a dirigiu entre 1994 e 1998. Foi ainda presidente da Fundação Universitária Mendes Pimentel (FUMP), tesoureira da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) e presidente da seção mineira da instituição. Fez parte do grupo de profissionais do Nescon entre 2007 e 2014 onde, envolvida na coordenação do CEESF, contribuiu para a qualificação de  mais de 1300 profissionais de saúde.