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O contexto histórico da Tecnologia da Informação na Fiocruz/MS-UFMS
Tipo:
Pôster
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Resumo:
A Fiocruz/MS, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), é integrante da rede Universidade Aberta do SUS (UNASUS) na oferta de cursos de educação a distância, desde sua criação em 2010. Desde então, a Fiocruz/MS conta com o apoio do Laboratório de Tecnologias Educacionais (LATEC) da Faculdade de Computação (Facom) da UFMS, provendo subsídios tecnológicos para os cursos. Em 2010, foi criado um site para a primeira oferta do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF) integrado ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em sua versão 1.9. Neste momento, o curso utilizava-se de materiais impressos e, com base neles, foram criados materiais multimídias em HTML. A equipe de TI do LATEC investiu no Moodle por ser o AVA mais utilizado pelo Ministério da Educação (MEC) em toda a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e com comunidade de software livre ativa. Em 2012, devido ao crescimento das ofertas de cursos, surgiu a iniciativa de se criar um portal (Portal Saúde) cujo objetivo seria configurarse como elemento importante na disseminação de informações e na formação de profissionais da área da saúde de Mato Grosso do Sul (MS). No mesmo instante, a equipe de TI do LATEC passou a adotar a versão 2.2 do Moodle, com maior estabilidade e novos recursos. Para uma utilização satisfatória desta nova versão, foram implementados plugins específicos para as necessidades dos cursos, como por exemplo, as ferramentas de correio eletrônico e de acompanhamento e avaliação de Projetos de Intervenção (PI). Com a estabilidade destes serviços, a equipe de TI do LATEC começou a trabalhar na produção de módulos educacionais para o PROVAB, produzindo os módulos de Doenças do Aparelho Digestivo e Chikungunya. Para possibilitar a oferta destes módulos, fez-se necessário a instalação de ambientes de homologação e produção baseados no Moodle em sua versão 2.6, com a instalação e configuração dos plugins de autenticação federativa, de matrícula e sincronização com a plataforma AROUCA. Em paralelo a isto, todos os módulos do CEABSF foram transformados em materiais instrucionais, utilizando HTML 5 e tecnologias da Web 2.0. Em 2015, a versão 2.6 do Moodle passou a ser utilizada para novas ofertas do CEABSF. Todos os plugins implementados anteriormente, precisaram ser adaptados para correto funcionamento na versão 2.6. Além disso, está sendo implantada uma nova forma de acompanhamento e avaliação de PI, onde toda a interlocução e escrita do projeto acontece dentro do AVA, sem a necessidade de troca de arquivos não versionados. Outra inovação importante, está sendo a utilização de plugins de tipos de questões, no formato Drag and Drop, disponível na comunidade Moodle. A partir desta experiência, foi necessária a implementação de novos tipos de questões atendendo as demandas de design instrucional dos cursos, que passou a oferecer atividades interativas aos alunos. Todo este trabalho sempre foi realizado através de parceria entre equipe de TI e equipe pedagógica e de autores das áreas específicas. Este entrosamento permite que os objetivos finais dos processos educacionais sejam alcançados.
Público Alvo:
Profissionais da saúde ligados a estratégia da Saúde da Família