NESCON MEDICINA UFMG Homepage NESCON
Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso de graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas
Tipo:
Artigo
Referência:
LUCCHESE, Roselma; BARROS, Sonia . Grupo operativo como estratégia pedagógica em um curso de graduação em enfermagem: um continente para as vivências dos alunos quartanistas. REVISTA DA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP. São Paulo, v. 36, n. 1, p.66-74, 2002.
Descritor(es):
Resumo:
Este estudo teve como objetivo oferecer um espaco para a expressao vivencial do aluno de quarto ano de graduacao em enfermagem. Espaco operacionalizado por emio da tecnica de grupo operativo, no qual os sujeitos do estudo, centrados na tarefa trocaram experiencias e avaliaram sua participacao nos grupos. Para compreender o vivencial dos alunos optou-se pela pesquisa qualitativa, utilizando-se como metodo a pesquisa-acao. A problematica do estudo envolveu o conceito de que a aprendizagem e um processo de socializacao que requer mudancas, sendo mobilizadora de sentimentos do aprendiz. O grupo operativo funcionou como espcao continente das vivencias dos alunos que explicitaram sentimentos mobilizados em seu processo de formacao, impossiveis de serem ignorados pelo educador em enfermagem.