Avas21: terceira edição de seminário reforça uso consciente da tecnologia na área da saúde

Publicado em Notícias - 5 de dezembro de 2018

Coordenadora do Avas21, professora Rosália Torres. Foto: Carol Morena.

A realização do terceiro seminário do Ambiente Virtual de Aprendizado em Saúde do Século 21 (Avas21), na tarde desta sexta-feira, 30 de novembro, é uma das conquistas do programa, de acordo com a coordenadora do Avas21, Rosália Torres. “Já é o terceiro ano do programa, que tem como principal âmago, estimular o uso da tecnologia e a produção de recursos didáticos mediados pela tecnologia”, frisou a professora durante apresentação no evento, realizado na Faculdade de Medicina da UFMG.

Para ela, a cada ano, um novo desafio é apresentado ao Avas21. “A nossa intenção e desafio é conhecer a tecnologia e refletir sobre a melhor maneira de aplica-la no ensino e no aprendizado na área da saúde. Não pretendemos um uso indiscriminado”, comentou.

O processo de reflexão sobre o uso da tecnologia foi reforçado pelo diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto José Alves. “Não tem como falar em tecnologia, lamentavelmente, sem pensar em seu uso tanto para o bem quanto para o mal”, avaliou. Segundo ele, existem duas grandes áreas que relacionam tecnologia e saúde atualmente: a tecnologia da informação e a biotecnologia. “Precisamos tratar essas áreas com muito cuidado para que o lado do bem se sobressaia”, completou.

Aprendizado

Na Faculdade de Medicina da UFMG, a tecnologia aplicada ao ensino saúde tem ampliado as possibilidades de aprendizado dos alunos, que podem contar com mais recursos. Realidade virtual e aumentada, peças ósseas e próteses produzidas por uma impressora 3D, são exemplos de ferramentas que já são utilizadas na Instituição.

Um espaço físico para discussões, palestras e eventos do Avas21, na Faculdade, também contribui para novas ideias que tenham interface com o ambiente virtual. Como resultado, o programa conta com oito projetos em desenvolvimento, quatro projetos dentro da extensão, um projeto de ensino e uma dissertação de mestrado.

Diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto José Alves. Foto: Carol Morena.

Para a coordenadora do Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed) da UFMG, professora Eliane Palhares, o potencial da tecnologia para questões que envolvem a área acadêmica é incontestável. “Essa juventude que chega e que é dependente dessa tecnóloga, faz com que nos instigue a nos atualizar cada vez mais. Eles trazem para gente um potencial que às vezes a gente desconhece”, disse.

Agregador

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), que completa 35 anos, é um dos órgãos da Faculdade que aplicam a tecnologia no ensino, por meio da realização de cursos de capacitação a distância. O professor Edison Corrêa, que faz parte do Conselho Diretor do Nescon, comenta que o Núcleo tem uma plataforma preparada que permite acesso a um número grande de alunos, tutores formados e assessores. “O Avas21 é um dos fatores agregadores ao Nescon. Estamos construindo essa relação, para alcançar um objetivo maior, com maior domínio de instrumentos tecnológicos”, conclui.

Seminário

O terceiro seminário Avas21, com o tema “Tecnologia aplicada ao ensino de saúde”, foi promovido nesta sexta-feira pela Faculdade de Medicina da UFMG, em conjunto ao Centro de Tecnologia em Saúde Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes); Nescon; Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad) e Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG.

Mais informações: site.medicina.ufmg.br/avas21/

Confira a galeria de imagem do evento:

Fotos/Carol Morena