Alunos do Nescon ganham projeção internacional com trabalhos

Publicado em Notícias - 15 de dezembro de 2020

Nos últimos meses, três alunos de cursos de especialização do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG tiveram experiências de internacionalização de seus trabalhos.

Os médicos Francisco Jannuzzi Lessa e Lorraynne Martins Monteiro receberam menção honrosa pelas apresentações de seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), realizados junto ao Nescon, no Congresso Internacional Brain Connection 2020. O evento aconteceu de 20 a 22 de novembro, e reuniu pesquisadores brasileiros e europeus para trocar experiências de aprendizado, neurociências e inclusão.

Tanto Lorraynne, que apresentou o trabalho “Plano de ação para organizar a demanda espontânea na estratégia Saúde da Família Santa Cruz I em Caratinga – Minas Gerais”, quanto Francisco, com o trabalho “Vulnerabilidade das pessoas com sofrimento mental em São Sebastião da Vitória, distrito de São João Del Rei – Minas Gerais: o papel da rede na Atenção Primária À Saúde” foram orientados pela pesquisadora Wania Cristina da Silva.

O trabalho consistiu em propor um projeto de intervenção com vistas à criação de um novo modelo de processo de trabalho mediante a organização da demanda espontânea”, afirma Lorraynne. Segundo ela, a especialização oferecida pelo Nescon proporcionou a oportunidade de se atualizar no âmbito da atenção básica, sua área de atuação, mesmo a médica estando longe dos grandes centros, por residir em Caratinga.

“O TCC da especialização pelo Nescon também me deu a oportunidade de me apresentar em um evento internacional, sendo o primeiro de minha carreira”, conclui a médica, afirmando que a participação em tais eventos é uma ótima oportunidade para atualizar e se envolver com temáticas novas, além de proporcionar contato com outros profissionais de saúde.

Já o aluno Ronald Garcia Dias teve o TCC “Projeto de intervenção para o enfrentamento da depressão em usuários adscritos em uma Unidade Básica de Saúde, Brasil” selecionado para publicação na Revista Pasajes, editada pela Facultad de Estudios Superiores Iztacala de la Universidad Nacional Autónoma de México

A Revista Pasajes se dedica à publicação de artigos, resenhas e trabalhos nas áreas de ciências humanas, sociais e humanidades, com edições semestrais. O TCC de Ronald Dias será publicado na edição número 11, que compreende os meses de julho a dezembro de 2020.