Aedes e as epidemias atuais são tema de evento na Faculdade de Medicina

Publicado em Agenda - 23 de Fevereiro de 2016

CARTAZ_SEMINÁRIOS_ AEDES.inddNo próximo dia 26, a partir das 8h, acontece no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG o simpósio “Aedes e as Epidemias Atuais: Realidade, Possibilidades e Ações”. O evento, aberto à comunidade acadêmica, tem como objetivo promover uma atualização para profissionais e estudantes da área da saúde sobre arbovírus e arboviroses emergentes e reemergentes no Brasil, destacando o aumento dos casos de dengue e febre chikungunya e a associação entre zika vírus e microcefalia.

As inscrições para acompanhar o evento no Salão Nobre já foram encerradas. Mas os interessados podem assistir às palestras em tempo real através do linkmedicina.ufmg.br/contraoaedes.

De acordo com a coordenadora do Colegiado do curso de Medicina da UFMG, Alamanda Kfoury, o evento pretende trazer uma informação isenta aos profissionais do Estado e também àqueles em formação, uma vez que se trata de uma integração entre ensino e serviço. “É muito importante uma informação mais depurada sobre a real situação e um protocolo de fluxo de atendimento desses casos para uma melhor assistência e linguagem única, a fim de otimizar os recursos e facilitar os fluxos de referência e contrarreferência”, resume.

Desta forma, Alamanda espera que seja prestado um serviço de saúde e ainda uma educação em saúde, de modo que os participantes possam oferecer à população orientações educativas no sentido de minimizar as ocorrências e prevenir novos casos de doenças associadas ao mosquito Aedes aegypti.

O evento, transmitido ao vivo via Web, é uma parceria da Faculdade de Medicina com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). A mesa de abertura contará com uma gravação do Ministro da Saúde e representantes da Faculdade, SES/MG, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Escola de Enfermagem da UFMG, Conselho Regional de Medicina e Conselho Regional de Enfermagem.