UNA-SUS lança o primeiro de uma série de cursos para o enfrentamento da COVID-19

Publicado em Notícias, Oportunidades - 9 de Abril de 2020

Além de apresentar as fases epidemiológicas do novo coronavírus, o curso traz as definições dos casos operacionais e dá orientações sobre manifestações clínicas e condições de risco, dentre outros temas

Diante da pandemia do novo coronavírus e a necessidade emergencial de capacitar todos os profissionais de saúde do país, a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) lança o curso Orientações gerais ao paciente com COVID-19 na Atenção Primária à Saúde.

Desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão, uma instituição integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UFMA), em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES/MS), esse é o primeiro de uma série de cursos para o enfrentamento da pandemia.

Com carga horária de 15h, o curso é livre, totalmente gratuito e tem início imediato. As matrículas podem ser realizadas até a 31 de dezembro de 2020, pelo link.

Além de apresentar as fases epidemiológicas da COVID-19 como casos importados, transmissão local e comunitária, o curso aborda também as definiçoes dos casos operacionais (suspeitos, prováveis, confirmados, descartados e excluídos) e dá orientações sobre manifestações clínicas e condições de risco para complicações em casos de síndrome gripal.

O aluno também terá acesso às diretrizes sobre o isolamento domiciliar que são preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde, bem como as medidas de prevenção e redução do novo coronavírus na Unidade de Saúde da Família e na Comunidade.

Para saber mais sobre esse e outros cursos UNA-SUS acesse: www.unasus.gov.br/cursos

Conheça também a nossa página especial sobre a COVID-19 e fique por dentro das informações oficiais, protocolos, ofertas e recursos educacionais sobre o novo coronavírus e a pandemia: https://www.unasus.gov.br/especial/covid19

Redação: UNA-SUS