UNA-SUS lança novo curso de vigilância voltado para o óbito infantil, fetal, materno e por causas mal definidas

Publicado em Cursos - 26 de Janeiro de 2017

Profissionais de saúde interessados em ampliar seus conhecimentos sobre vigilância do óbito infantil, fetal, materno e por causas mal definidas, já podem se inscrever no novo curso desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrante da Rede Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). A capacitação em vigilância em saúde, “Vigilância do óbito infantil, fetal, materno e por causas mal definidas”, está com matrículas abertas até o dia 24 de maio, pelo link.

No Brasil, a vigilância do óbito infantil, fetal e materno é uma experiência que vem se aprimorando continuamente. A partir do fortalecimento dos sistemas de informação em saúde – como o Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) e o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) – a vigilância pode encontrar as evidências necessárias para subsidiar o desenvolvimento das políticas públicas em saúde e, consequentemente, aprimorar a atenção à saúde em todo o país.

Fruto da parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (SVS/MS), o curso tem como objetivo apresentar o processo histórico da construção do Direito à Saúde no Brasil e o panorama epidemiológico da mortalidade infantil, fetal e materna e as relacionadas às causas mal definidas, fazendo uma interseção entre seus principais determinantes condicionantes e causalidade, assim como as ações exercidas pelas equipes de Vigilância em Saúde e Atenção Primária. A carga horária é de 30h, divididas em três módulos de 10h.

Fonte: UNA-SUS