Semana da Saúde Mental na UFMG

Publicado em Diversos - 10 de Maio de 2013

De 13 a 17 de maio, a UFMG sediará a Semana da Saúde Mental e Inclusão Social. Promovido pelo Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (Pasme), o evento será realizado no auditório da Reitoria e na Praça de Serviços, no Campus Pampulha.

Gratuita e aberta ao público, a Semana marca as celebrações do Dia Nacional da Luta Antimanicomial, comemorado em 18 de maio. A ideia é sensibilizar e informar sobre a importância da inclusão das pessoas em situação de sofrimento mental nas múltiplas relações sociais e comunitárias, em plena interação com a cidade.

A programação inclui palestras, mesas-redondas, oficinas, rodas de conversas, apresentações culturais, entre outras atividades do gênero. Confira aqui a programação completa.

Pasme

Criado em 2011, o Programa de Extensão em Atenção à Saúde Mental (Pasme) visa estimular e gerar parâmetros de formação que contemplem a atual política de saúde mental e reforma psiquiátrica. Formado por professores e estudantes de Psicologia, Medicina, Terapia Ocupacional e Enfermagem da UFMG, o programa trabalha em conjunto com outros projetos da Universidade relacionados à saúde mental, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão.

O Pasme, em parceria com a Asussam – instituição militante da causa antimanicomial – promove eventos, atividades e cursos interdisciplinares sobre questões relacionadas aos portadores de sofrimento mental.