Reunião aborda atualização em malária para profissionais do SUS

Publicado em Diversos - 18 de agosto de 2015

IMG_1108

Foi realizada na segunda-feira, 17 de agosto, uma reunião para discutir o lançamento do curso Malária na Atenção Básica. A previsão é de que a qualificação seja disponibilizada no primeiro trimestre de 2016, destinando-se aos profissionais da atenção básica atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, representantes do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), do Ministério da Saúde, da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) e do Centro de Tecnologia em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG (Cetes) debateram os conteúdos contemplados pela formação, bem como questões técnicas e pedagógicas da abordagem do tema.

Segundo o consultor de Saúde Pública Internacional e membro do Conselho Técnico Assessor do Ministério da Saúde em Malária, Renato Gusmão, foi definida a divisão do curso em três módulos autoinstrucionais. O primeiro será referente à distribuição da malária pelo país e às formas de transmissão, enquanto o segundo está relacionado ao diagnóstico clínico e parasitológico da doença. O terceiro, por sua vez, abordará as medidas de prevenção e interrupção da transmissão. “O objetivo da formação é atualizar e capacitar os profissionais do SUS para o enfrentamento da doença”, explica Gusmão.

Durante o encontro, foram propostas ideias para uma abordagem mais atrativa do conteúdo. A ideia é que sejam utilizados vídeos e podcasts, além de uma plataforma mais interativa e dinâmica.

O curso será ofertado pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) e é resultado da parceria entre o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva, o Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Tecnologia da Fiocruz e o Cetes. Outros encontros e videoconferências estão programados para 2015, para fechamento de todas as questões relacionadas à formação.