Além de compor a programação do congresso com mesas e apresentações científicas, a UNA-SUS conta com estande que, até o momento, já atendeu mais de 260 participantes.
De 20 a 24 de outubro, acontece o 25º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância (CIAED), em Poços de Caldas, interior de Minas Gerais. Durante cinco dias, experts do Brasil e do mundo estarão reunidos para discutir Abordagens híbridas no Ensino-Aprendizagem na EaD, por meio do compartilhamento de experiências e apresentação de artigos científicos referentes à prática de educação a distância (EaD).
São dezenas de palestras, painéis de debates, mesas redondas, apresentações de trabalhos científicos e lançamentos de livros com o único objetivo de incentivar o desenvolvimento e a prática de projetos de alta qualidade para ofertar os melhores e mais avançados serviços a alunos, professores, instituições e empresas que utilizam a educação a distância.
Nesta edição, o Sistema Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS) conta com a participação de diversas instituições de ensino que compõe a Rede UNA-SUS e vêm exercendo papel de extrema importância na qualificação e educação permanente de profissionais de saúde em todo o país.
Dos diversos trabalhos conduzidos pela UNA-SUS durante o congresso, cabe destacar a mesa “Contribuições dos Cursos Autoinstrucionais – MOOC da Rede UNA-SUS para a qualificação dos profissionais de saúde” que discutirá as propostas educativas, os recursos e os resultados dos cursos oferecidos, nos oito anos de existência da UNA-SUS. São mais de 1 milhão de matrículas de profissionais da Atenção Básica em mais de 98% dos municípios brasileiros.
Há também a mesa “Uso de recursos digitais nos cursos na Rede UNA-SUS” que discutirá as diferentes possibilidades de uso dos recursos digitais, mapeamento de ações e trilhas de aprendizagem, de modo a potencializar as situações de aprendizagem e a experiência do aluno. Uma oportunidade de conhecer os diferentes trabalhos desenvolvidos pelas diferentes instituições da Rede.
A
lém disso, serão apresentados diversos trabalhos orais cujos temas variam desde questões técnicas de oferta, como a acessibilidade aos cursos para pessoas com deficiência visual, até o desenvolvimento de projetos inteiros, como é o caso da abordagem híbrida no ensino-aprendizagem do projeto de intervenção do Mais Médicos que atuam na Região Amazônica.
Para o coordenador de Monitoramento e Avaliação da Secretaria Executiva da UNA-SUS, Alysson Lemos, o CIAED é sempre uma oportunidade para divulgar e compartilhar as ações junto à comunidade científica de EaD, além de aprofundar a discussão técnico-científica, a partir do que as outras instituições têm produzido.
“Mais de 6 mil aluns da UNA-SUS já fizeram mais de 20 cursos. Isso demonstra a capilaridade do sistema, que para muitos profissionais, passa a ser um componente muito importante para sua formação, integrando ensino e serviço de forma bastante coesa”, explica Lemos.
Além de compor a programação do congresso, a UNA-SUS conta com estande de divulgação que, até o momento, já atendeu mais de 260 pessoas.
Redação: Cissa Paranaguá | SE/UNA-SUS
Fotos: Claudia Bittencourt