A Congregação da Faculdade de Medicina da UFMG indicou, em sua reunião de 22/10/2025 o Professor Raphael Augusto Teixeira de Aguiar como novo diretor do Nucleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Este Núcleo foi criado há 42 anos para enfatizar a cooperação da Faculdade de Medicina da UFMG com o Sistena Único de Saúde (SUS), nas áreas de capacitação, pesquisa e consultoria.
Em sua primeira configuração foi incentivado por financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), sob a direção do saudoso Professor Benedictus Philadelpho de Siqueira. A partir de 1986, a estrutura já existente foi reavivada, numa iniciativa que contou com o forte apoio do Reitor Cid Veloso, tendo como diretor o também saudoso Professor Antonio Cândido Melo Carvalho, sendo o Professor Francisco Campos, desde então, um de seus entusiastas. O Nescon já contou com dois ex-ministros da saúde, José Saraiva Felipe e José Agenor Álvares da Silva, como diretores pro-tempore, além da direção interina das professoras Veneza Berenice de Oliveira e Soraya Belizário, dos professores Édison José Corrêa e Cornelis Johannes van Stralen e do servidor André Luis Dumont Flecha.
O NESCON sempre teve protagonismo no SUS, encontrando-se entre as instituições mais respeitadas pelos gestores, exemplificado pelos estudos sobre Cobertura e Hesitação Vacinal, referência para o país através do Conselho Nacuional de Secretarias Municipais (Conasems). O órgão vivenciou uma forte crise de financiamento nos anos do negacionismo científico predominando no país. Hoje o Nescon é um dos três mais importantes núcleos da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), do qual é órgão fundados, participante de seu aniversário de 15 anos. O Nescon, em processo de retomada de seu financiamento, passados os anos de terra-arrasada. Em virtude da crise, o Professor Francisco Campos, que esteve presente em todos os momentos de direção da instituição, e por haver se aposentado, se afastará da direção, assumindo o atual vice-Diretor Prof Raphael Aguiar.
Com Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG.









