Nescon reúne tutores do CEABSF para capacitação

Publicado em Notícias - 17 de Janeiro de 2008

Tutores do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família se reúnem hoje e amanhã, no Nescon e na Escola de Enfermagem da UFMG, para o Primeiro Encontro de Tutores e Coordenação do Curso. São, no total, 16 tutores locais e 6 a distância entre médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas, todos eles especialistas em Saúde Coletiva ou Saúde da Família.

Segundo o coordenador de Monitoramento e Avaliação do Programa Ágora, Raphael Aguiar (foto) o Encontro é uma espécie de oficina, em que os participantes adquirem familiaridade com suas atribuições, bem como com as unidades didáticas e módulos do CEABSF. “Ao longo do curso, está previsto mais um evento como esse, já em fevereiro. Mas, além dessas reuniões, os tutores também serão capacitados a distância, através das mesmas ferramentas virtuais ofertadas aos alunos do CEABSF”, reforça Aguiar.

Tutor presencial da cidade de Formiga, o cirurgião-dentista Bruno Sena passou a manhã em pequenas paletras, em que pôde esclarecer dúvidas relativas à estrutura de cursos a distância e sobre como se darão suas intervenções como tutor. Na parte da tarde, ele os demais serão apresentados à plataforma virtual de ensino. “Tenho as melhores expectativas em relação a essa especialização. O fato de ela ser a distância dá mais autonomia e ânimo para o aluno, que pode fazer seu horário, estudar quando puder.”, afirma. Bruno também acredita que CEABSF é de grande relevância para a cidade de Formiga – o pólo em que irá atuar. “Formiga tem hoje apenas 2 dentistas com formação em Atenção Básica e 4 enfermeiros. Com certeza, a demanda da população é grande e a cidade já reconheceu isso. Tanto que tratou logo de criar laboratórios de informática, locais para encontros presenciais, enfim, toda a estrutura exigida para se tornar pólo do CEABSF.”, relata.

A aula inaugural do curso, que ocorre em 22 de fevereiro, contará com a presença de autoridades como o  Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o Secretário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Francisco Campos e o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, entre outros convidados. A solenidade ocorre na capital mineira, mas será transmitida ao vivo para os oito municípios-pólo, por meio de teleconferência.

Comunicação Nescon
(31) 3409-9673 nescon@medicina.ufmg.br