UFMG e UFC fecham parceria para especialização em Saúde da Família

Publicado em Notícias - 17 de dezembro de 2007

Representantes do Nescon e da Cátedra da UNESCO de Educação a Distância da UFMG, se reuniram com o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) prof. Henry Campos, para viabilizar parcerias no oferecimento do Curso de Especialização em Saúde da Família (CESF) aos profissionais das equipes do Ceará. Além da UFC, a parceria envolve as secretarias Municipal e Estadual de Saúde e a Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Telessaúde.

Entre os principais assuntos, a escolha dos municípios a serem selecionados como Pólos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior e considerando as novas diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Portaria GM/MS nº 1996/2007) também foi discutida a articulação com o Colegiado de Gestão Regional para integração com o Plano Estadual de Educação Permanente.

O CESF, oferecido por meio do Programa Ágora de Educação a Distância (EAD), é voltado para médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas de equipes de saúde da família. Segundo o vice-coordenador do Nescon, prof. Édison Corrêa “o curso levará em consideração a oferta interdisciplinar e a oferta em larga escala, sendo que a metodologia de ensino a distância incluirá aulas presenciais no Ceará”, explicou.

A reunião resultou na articulação de um grupo de trabalho que vai elaborar um plano de desencadeamento de ações e ainda um encontro presencial que acontecerá em Belo Horizonte no início do próximo ano.
No Ceará, existem 1.496 equipes de Saúde da Família qualificadas no Ministério da Saúde atuando em 184 municípios, com cobertura de mais de 70%. A previsão é de que a primeira turma do CESF seja iniciada no segundo semestre de 2008.

(31) 3409-9673 nescon@medicina.ufmg.br