Projeto do GPES esboça primeiros resultados

Publicado em Notícias - 13 de junho de 2007

Durante esta semana, o projeto Avaliação econômico- epidemiológica das Terapias Renais Substitutivas (TRS) no Brasil, do Grupo de Pesquisa em Economia da Saúde da UFMG – GPES/UFMG, vinculado ao Nescon, recebeu a consultoria do professor Jaume Puig Junoy, da Universidade Pompeu Fabra, Espanha.Coordenado pela professora Mariângela Leal Cherchiglia, na primeira etapa o projeto coletou dados do DATA-SUS (banco de dados do Sistema Único de Saúde) e realizou entrevistas com mais de 3.000 pessoas submetidas à hemodiálise, diálise peritonial e transplante. A coleta de informações foi feita por alunos da área de saúde da UFMG vinculados à pesquisa, que percorreram unidades de diálise em vários municípios de todas as regiões brasileiras. A amostra nacional reúne informações que vão constituir um banco de dados sobre a situação das TRS no país.

Nesta etapa o professor Junoy avaliou o desenvolvimento, acompanhamento e validação da metodologia de análise dos resultados obtidos a partir da consolidação do banco de dados.

Segundo Junoy, o projeto apresentará resultados que certamente vão melhorar a qualidade, eqüidade e integralidade dos cuidados dispensados aos pacientes “Estamos numa fase muito avançada, acredito que os próximos seis meses servirão para colher bons resultados”, afirmou.

A expectativa dos pesquisadores do GPES é que após a conclusão do projeto, o Ministério da Saúde possa definir políticas de investimento dos recursos disponíveis na área de TRS.

A pesquisa é uma parceria entre o Ministério da Saúde através dos departamentos de: Atenção Especializada da Secretaria de Assistência à Saúde, Economia da Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e o GPES/UFMG.

Redação: Marcela Campos Terra – estudante de jornalismo
(31) 3248-9673 nescon@medicina.ufmg.br