Delegação de El Salvador visita o Nescon

Publicado em Diversos - 25 de Março de 2015

O vice coordenador do Núcleo, Edison Correa, foi o responsável em apresentar as instalações, a equipe e suas atividades

O vice coordenador do Núcleo, Edison Corrêa, foi o responsável em apresentar as instalações, a equipe e suas atividades

O Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon) recebeu nesta quarta-feira, 25 de março, a visita da delegação de El Salvador para conhecer o desenvolvimento da experiência brasileira nas áreas de responsabilidade da UFMG, realizadas através do NESCON/UNA-SUS. O encontro teve o objetivo de identificar áreas específicas de cooperação e intercâmbio que possam promover um projeto de trabalho colaborativo deste país com o Brasil.

O coordenador do Nescon, Francisco Campos, contextualizou, por videoconferência, a relevância da visita, que representa um importante trabalho de cooperação já iniciado. “O foco desta reunião é que possamos iniciar a discussão um pouco mais aprofundada sobre capacitação e aspecto da educação. Mas, principalmente, sobre o UNA-SUS na perspectiva da oferta massiva de oportunidade de educação permanente para os trabalhadores que já estão no sistema de saúde”, disse. “Entre as demais atividades do Nescon, acredito que merece destaque a especialização na Saúde da Família, que tornou a Faculdade de Medicina da UFMG, com o Nescon, a pioneira no Brasil”, completa.

20150325_090243Em seguida, Campos introduziu o desempenho do sistema UNA-SUS e como ele se aplica no Núcleo. A reflexão, como o longo processo de produção e oferta dos cursos, será feita no encontro de amanhã, em Brasília.

Apresentação do Núcleo

A delegação, composta por Mauricio Salazar Marroquín, coordenador da Escuela de Gobierno e a Mónica Padilla da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) da Organização Mundial da Saúde (OMS), também pôde conhecer outras atividades desenvolvidas pelo Nescon, além da capacitação.

Nas apresentações foram compartilhadas as experiências do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), com breve colocação do Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS); e o Projeto de Revisão dos Parâmetros de Programação das Ações de Atenção à Saúde. Também conheceram dois cursos suplementares às especializações, incluindo os objetivos e funcionamento; e as atividades da Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado (EPSM). A delegação esclareceu dúvidas e partilhou as experiências de El Salvador.