Palestra da Copasa alerta para a falta de água em Minas Gerais

Publicado em Diversos - 5 de Março de 2015

A Faculdade de Medicina da UFMG recebeu nesta quarta-feira, dia 4 de março, um representante da equipe da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) para falar sobre a racionalização do uso da água. Participaram do encontro funcionários de toda  a comunidade do campus Saúde. O assistente comercial da Copasa, Givanildo Cruz, iniciou a palestra utilizando uma frase conhecida por várias pessoas: “A água doce do planeta terra um dia iria acabar”, entretanto, mesmo sabendo dessa possibilidade, a humanidade não despertou para o problema. “Quando falava em acabar a água no Brasil parecia algo longe da nossa realidade e fora de qualquer possibilidade, porque nós temos o maior potencial de água doce do planeta, mas agora isto está acontecendo”, explicou.

Fotos sobre o nível de água dos reservatórios que abastecem Belo Horizonte foram mostradas, e também foram destacadas manchetes de sites de notícias em que o racionamento de água surge como opção. Também foi passado ao público presente como está a situação dos três mais importantes reservatórios que abastecem a região metropolitana de  BH. O reservatório Serra Azul, em janeiro do ano passado, contava com 51% da sua capacidade, hoje conta com 5%. Várzea das Flores, em janeiro de 2015, tinha 68% e atualmente conta com apenas 29%. Já Rio Manso, contava com 95% e hoje tem 45%.

IMG_7376

Assistente comercial da Copasa, Givanildo Cruz, explica medidas que podem ser tomadas para reduzir o consumo de água. Foto: Bruna Carvalho.

Ações da Copasa 
O objetivo da Companhia de Saneamento é que pelo menos 30% do consumo de água seja reduzido. Por isso, algumas campanhas educativas já estão sendo realizadas com o intuito de atingir esta meta. Além disso, a Copasa conta com a colaboração da sociedade para informações sobre vazamento ou desperdício. Através do número 115, as pessoas podem informar vazamentos de água, que 40 equipes do “Caça gotas” estão preparadas para sanar o problema. Além disso, denúncias de desperdícios podem ser feitas no call center para que uma equipe também será enviada ao local. Segundo Givanildo, a Companhia não descarta o racionamento de água e nem a implementação de multas.

Como evitar o desperdício?
Durante o encontro, Givanildo apontou diversas formas para economizar água. Confira algumas delas: – Ficar atento aos vazamentos e acompanhar a leitura do hidrômetro. – Prestar atenção em paredes mofadas, terreno molhado, piso fofo ou ruídos provocados pela água. – Não deixar torneira pingando, já que, em um dia, 46 litros de água são desperdiçados. – Retirar o excesso de sujeira dos utensílios domésticos e só depois abrir a torneira. – Dar preferência aos modelos de vaso sanitário com caixa acoplada. – Não jogar papel, pontas de cigarro, fio dental, cabelo e absorvente no vaso sanitário. – Fechar a torneira enquanto estiver ensaboando a mão e escovando os dentes. – Tentar reduzir o tempo de banho para cinco minutos por dia. – Não usar água para limpar ruas e calçadas – Utilizar balde para lavar o carro ao invés de usar mangueiras.

IMG_7359

Comunidade acadêmica acompanha palestra. Foto: Bruna Carvalho.

Economia na Faculdade de Medicina
Durante o encontro, a assessora de Relações Institucionais, Cecília Nogueira, acompanhada do vice-diretor da Unidade, professor Humberto Alves, aproveitou para informar as ações que já estão sendo realizadas na Unidade. Segundo Cecília, em novembro de 2014 a diretoria há havia pensado na necessidade de lançar uma campanha para garantir o uso de água e energia da unidade. Uma equipe foi criada para o processo de amadurecimento das ações. Além da Assessoria de Relações Institucionais, o grupo de trabalho conta ainda com representantes da Superintendência Administrativa, Infraestrutura Operacional, Engenharia e Arquitetura, Centro de Informática em Saúde e Assessoria de Comunicação Social. Hoje, algumas ações já estão sendo realizadas como o desligamento de luz e reatores, apenas um elevador funcionando em horário de menos movimentação, vistoria de torneiras e descargas e controle geral de ar-condicionado. A campanha #mudehoje, promovida pela Faculdade de Medicina da UFMG, busca estimular a racionalização do uso de água e energia para evitar o racionamento. Acompanhe toda a mobilização pelo site: www.medicina.ufmg.br/mudehoje