UBS pode solicitar material de triagem via site

Publicado em Diversos - 27 de Fevereiro de 2015

Imagem[1]As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o estado de Minas Gerais já podem solicitar, via site, os materiais referentes à triagem pré-natal e neonatal. O novo serviço, disponibilizado pelo Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), busca oferecer mais agilidade, precisão e segurança às demandas dos municípios.

Para fazer o pedido, o responsável pela unidade de saúde deve acessar no portal do Nupad a mesma área onde atualmente são retirados os resultados do teste da toxoplasmose e do pezinho. Após acesso com login e senha, estará disponível a opção “solicitação de materiais”, além de um tutorial de como utilizar o novo serviço.

Como explica o coordenador do Setor de Controle do Tratamento do Nupad (SCT), Marcos Lopes, a mudança garante mais segurança ao município: “Ele terá a comprovação da solicitação realizada, além de um maior controle, pois serão disponibilizados o histórico dos pedidos e a quantidade liberada pelo Nupad”. Também, segundo ele, a ferramenta torna o processo mais rápido e com menos riscos de falhas para o Núcleo e demais setores envolvidos.

O coordenador informa ainda que as solicitações continuarão a ser aceitas também por e-mail e telefone, como feito anteriormente. “Isso ocorrerá por um determinado período, até que as unidades de saúde se adaptem ao novo sistema”, aponta.