EPSM demonstra quadro de escassez de médicos antes e depois do programa Mais Médicos no Brasil

Publicado em Diversos - 9 de outubro de 2014

O coordenador da Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado (EPSM) do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (Nescon) da Faculdade de Medicina da UFMG, Sábado Girardi , apresentou, em conjunto com a pesquisadora do Nescon, Cristiana Leite carvalho, o trabalho “Escassez e desigualdade na força de trabalho médica no Brasil” no XXV Congresso Anual da Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde (CALASS). O evento foi realizado entre os dias 4 e 6 de setembro, em Granada, Espanha.

Gráfico mapeia a escassez de médicos no Brasil.

Sábado apresentou um quadro atualizado da situação de escassez de médicos antes e depois do programa Mais Médicos no Brasil. Através de gráficos, demonstrou os índices de alunos matriculados nos cursos de Medicina e Enfermagem, os quais tiveram um crescimento significativo quando comparados entre os anos de 2002 e 2012. Os dados apontaram, também, para um aumento na taxa de empregados formais na área da saúde, durante o período.

Entretanto, os pesquisadores relataram sobre a desigualdade na distribuição de médicos pelo território brasileiro e como isso dificulta o acesso ao atendimento primário nas localidades mais afastadas, como as áreas rurais. Segundo eles, as áreas mais pobres são as mais vulneráveis a sofrerem com a falta de médicos.

A partir do levantamento, definiu-se ainda o índice de escassez, onde critérios como numero de habitantes por medico em Atenção Primária à Saúde (APS), Taxa de Mortalidade Infantil (TMI), distância até o município de encaminhamento de pacientes em caso de ausência de médicos, foram divididos em graus de intensidade. A soma desses índices define a “Intensidade/index” da escassez de médicos, que pode conter apenas traços e em seu maior nível ter uma severa escassez de médicos.

A pesquisa teve como base os critérios de disponibilidade/oferta de recursos humanos em atenção primária, necessidades de recursos, carências socioeconômicas e a distância de cada região. O Norte do país foi apontado como a região com maior defasagem de profissionais da atenção básica, onde também em 2013 se concentrava a maior parte dos municípios com severa escassez de médicos. Os resultados da pesquisa mostraram, ainda, que com o surgimento do programa Mais Médicos, o número de municípios com escassez baixa foi reduzido aproximadamente pela metade.  Já nos municípios com traços de escassez, este número caiu para pouco mais de 30% do resultado anterior.

Os pesquisadores analisaram, também, o perfil dos médicos inscritos no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) desde 2011. O estudo se dividiu em duas etapas. A primeira constituía questões que abordavam o perfil socioeconômico dos participantes. Já na segunda foi feito um experimentoque desenvolveu recursos visuais por meio de cartões para ajudar a ilustrar os atributos de postos de trabalho, facilitando a escolha dos cenários apresentados. Cada cartão correspondia a uma alternativa de emprego. Para a seleção e definição de atributos e níveis foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde e gestores municipais, além de pesquisas por telefone, grupos focais e uma convenção online.

A Estação de Pesquisa de Sinais de Mercado  realizou, ainda, um estudo onde foi apurada a percepção do gestor sobre o impacto do programa Mais Médicos, sendo constatado que 85,8% dos resultados foram “Muito Satisfeito/Satisfeito”. A percepção dos gestores sobre o aumento ao acesso e qualidade, também foram apuradas e 84,6% dos entrevistados apontaram como “Muito Satisfeito/Satisfeito”.

CALASS

O CALASS é um evento anual realizado pela Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde (ALASS), rede de acadêmicos (professores e pesquisadores) e de profissionais (gestores, planejadores, formuladores de políticas) no campo da saúde, interessados em contribuir para a solução de problemas referentes aos sistemas de saúde. O evento oferece aos membros a oportunidade de assistir às jornadas de discussão de diversos temas que variam a cada ano. Além disso, a CALASS possibilita que membros organizem seções e/ou apresentem pôsteres, o que favorece a troca de experiências, privilegiando uma abordagem multidisciplinar que enfatiza uma visão global das questões e uma visão sistêmica de solução.