Inscrições abertas para curso de capacitação em atenção à violência doméstica

Publicado em Diversos - 25 de setembro de 2014

banner-home-2

A visibilidade da violência na Atenção Básica é o resultado da ação coletiva de profissionais pela promoção da saúde de homens e mulheres

Estão abertas as inscrições para a capacitação a distância em Atenção a Homens e Mulheres em Situação de Violência por Parceiros Íntimos, ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O curso se destina a profissionais da Atenção Básica, Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e, também, a profissionais de saúde que prestam assistência a pessoas privadas de liberdade. Para se inscrever é necessário realizar previamente um registro no Cadastro de Pessoas da UFSC, através da página do curso.

O principal objetivo do curso é sensibilizar o profissional de saúde para reconhecer se os sintomas e lesões apresentados pelos pacientes podem estar ligados a situações de violência por parceiros íntimos, realizando a identificação, o acolhimento e os encaminhamentos adequados. Além disso, o curso busca apresentar como esta violência se apresenta geralmente de forma diversa entre homens e mulheres e como isto está relacionado, dentre outras questões, às construções de gênero.

A capacitação está prevista para iniciar no dia 15 de outubro, com duração de 3 meses e dedicação diária de 1 hora. Ao final, serão emitidos certificados aos participantes que completarem o curso.

Para mais informações, acesse aqui a página do curso: (http://www.violenciaesaude.ufsc.br)