CEESF promove XVII Encontro Geral

Publicado em Notícias - 14 de Abril de 2014

Acompanhar, dar suporte e ser mediador do conhecimento para profissionais da saúde em curso à distância. Apesar de parecer simples, a tarefa delegada aos membros do Núcleo de Apoio Interdisciplinar e Pedagógico (Naipe), tutores e coordenadores do Curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família (CEESF) exige muita dedicação e preparo. Por isso, nos dias 11, 12 e 13 de abril foi realizado, no Centro de Educação Presencial de Lagoa Santa, o XVII Encontro Geral da equipe do curso.

Promovido pelo Nescon, o evento reuniu profissionais de vários polos de Minas Gerais para atividades que objetivaram conduzir e avaliar o CEESF, além de aprimorar toda a equipe. Os participantes receberam as boas vindas sexta-feira, 11, pela coordenadora acadêmica do Programa Ágora, professora Maria Teresa Amaral, que agradeceu o empenho do grupo e destacou a importância do momento. “Para que o curso dê certo, é preciso que equipe trabalhe em conjunto. E sei que podemos contar com o cuidado e dedicação de todos”, discursou.

IMG_7274Em seguida, a professora convidou o diretor do Curso de Educação à Distância (Caed), Wagner Corradi, para palestra sobre temas relacionados à Universidade Aberta do Brasil (UAB).  Para ele, o curso de Especialização em Estratégia Saúde da Família tem obtido excelente resultados. “O curso permite à capacitação de profissionais que não teriam acesso às formas presenciais de ensino, pois muito deles teriam que trocar de cidade ou região”, avalia.

Corradi acrescenta que desde a sua criação, em 2008, mais de mil TCC´s já foram concluídos, o que tornou a capacitação um processo contínuo. “Formamos o mínimo de  60 a 70% de médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas e profissionais de educação física. A outra parcela desse percentual ainda está em formação. Isso demonstra a qualidade do ensino aprimorada em eventos como esse”, ressalta.

Integrar

O tutor do polo de Formigas, cirurgião-dentista Breno Sena, compõe a equipe do CEESF há seis anos e desde então, nunca deixou de participar de nenhum Encontro Geral. “O momento é  de troca de experiência e atualização sobre as mudanças. São várias disciplinas em integração, por isso é importante reunir todos os membros”, destaca Bruno.  Outra integrante do polo de Formigas, a coordenadora de tutores  Eurica Maria,  também esteve em todos o encontros e concorda que o momento é de integração. “Gostamos do que fazemos, e aqui podemos nos atualizar, saber como estão os outros pólos e interagir com a equipe”, acrescenta.

IMG_7313 O clima de cordialidade também foi enfatizado pelo professor Edson Corrêa, vice-coordenador do Nescon, durante a demonstração do relatório do curso.  “Esse encontro, que faz parte da programação de avaliação e planejamento do curso, visa reconstruir a noção de conjunto, em que a turma pode se reencontrar e sentir onde o curso está”, afirmou.

O professor falou ainda sobre a ampliação do Ágora, que agora integra os programas de Valorização da Atenção Básica (PROVAB) e Mais Médicos. “A experiência tem sido muito boa. Recebemos muitas demandas, que conseguimos atender graças ao trabalho em equipe”, disse. Ele completa que atualmente são 95 tutores participantes do Programa e mais três cursos em atenção domiciliar à distância foram assumidos pelo Nescon.

Portas e janelas

“Tenho duas mão e o sentimento do mundo”. Com os versos de Cecília Meireles, a professora Celina Camilo de Oliveira, expressou em apresentação sobre CEESF a satisfação de fazer parte do grupo, participar e ajudar a promover os encontros, “marco importante na nossa organização metodológica e de conteúdo”, afirma.  A professora Celina destacou a importância da chegada de novos membros e ressaltou que com o Programa a Universidade abre portas e janelas para onde o povo está.

A recém-integrante da equipe de tutores, enfermeira Laira Rocha, de Betim, reforça a satisfação em poder fazer parte do Programa. “Tenho grande afinidade com a estratégia em Atenção Básica e surgiu a oportunidade de ser tutora no programa. Comecei semana passada e já estou participando do Encontro para me capacitar e ajudar na construção do conhecimento”, conclui.

Além das atividades de capacitação e avaliação do curso, os presentes participaram de oficinas sobre o sistema de tutoria e a utilização das plataformas Moodle e Ágora.