Edital promove o mapeamento das infecções hospitalares no SUS

Publicado em Diversos - 1 de outubro de 2010

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e o Ministério da Saúde estão recebendo propostas para o Edital 40/2010, cujo objetivo é apoiar a realização de pesquisa multicêntrica e nacional que contribua para ampliar o conhecimento sobre as infecções hospitalares nos serviços de saúde no Brasil. A data limite para submissão dos projetos é 18 de outubro.

A proposta deverá se configurar como inquérito epidemiológico de âmbito nacional, descritivo e observacional, realizado em uma amostra de instituições hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Saúde Suplementar com até 200 leitos. A amostra deverá ser representativa de cada uma das cinco regiões geopolíticas brasileiras. Será apoiada uma única proposta, financiada por R$ 3 milhões, 50% dos recursos são oriundos do Fundo Nacional de Saúde/Decit/SCTIE/MS, os outros 50% do FNDCT/Fundos Setoriais.

Estimar a prevalência e a incidência de infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS); identificar a capacitação e a quantidade de profissionais que trabalham na assistência hospitalar, os recursos materiais e a infra-estrutura hospitalar e laboratorial disponíveis; classificar os problemas estruturais e operacionais que impedem uma adequada assistência hospitalar; propor estratégias e ações que resultem em melhoria de eficácia e segurança das intervenções e da qualidade da assistência e estabelecer diretrizes para implementação de medidas corretas de controle e utilização adequada de antimicrobianos, de forma a reduzir as taxas de morbimortalidade e reduzir os custos por infecções hospitalares são as principais metas propostas pelo Edital.

Os interessados devem encaminhar as inscrições ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas. O proponente deve possuir o título de doutor, currículo cadastrado na Plataforma Lattes, ser obrigatoriamente o coordenador do projeto e ter vínculo celetista ou estatutário com a instituição executora. A divulgação dos resultados está prevista para acontecer a partir de 22 de novembro.

Para saber mais consulte o Edital.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do CNPq