Nescon apoia concurso de vídeos sobre vigilância sanitária; participe

Publicado em Notícias - 10 de junho de 2016

2

Pasta dental, comprimidos, comida de rua e nanotecnologia. Não parece, mas tais elementos têm algo em comum: passam pelo crivo da vigilância sanitária, que busca prevenir, diminuir e eliminar riscos à saúde. Para gerar visibilidade a algo tão essencial à segurança dos brasileiros em tantos aspectos de sua vida,  o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde e a Fiocruz, com apoio da Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da UFMG (Nescon-UFMG), realizam a primeira edição do Concurso de Vídeos em Vigilância Sanitária – Curta Visa.

Voltado a alunos de graduação de todas as áreas, a competição traz o tema “Vigilância sanitária e você”. A ideia é mostrar como a vigilância sanitária atua no cotidiano de todos nós. “São tantos produtos e serviços sujeitos à inspeção e controle desta atividade, que pode-se dizer que ela está em tudo. Nos alimentos, na medicação, nos cosméticos e até no meio ambiente. A ideia é não só evidenciar, como valorizar isso”, explica Gustavo Werneck, pesquisador do Nescon envolvido no projeto.

Participe

A chave para uma vigilância atuante e eficaz é uma sociedade vigilante e consciente da importância de se cercar perigos que rondam à saúde e a qualidade de vida. Mostrar isso por meio de uma linguagem menos técnica e mais acessível é o foco do concurso, que recebe vídeos de até cinco minutos que devem mostrar, com criatividade, a ação ou uma reflexão sobre o papel da vigilância sanitária e a importância da proteção e promoção da saúde no desenvolvimento social.

Os melhores trabalhos serão divulgados em sites relacionados ao tema e exibidos na 7ª edição do SIMBRAVISA – Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, que será realizado em Salvador entre os dias 26 e 30 de novembro.

Para participar, é preciso se inscrever no site e publicar o vídeo no YouTube até o dia 30 de agosto. Mais informações no site do SIMBRAVISA.