Judicialização e violência são temas de novas turmas do Programa de Atenção Domiciliar

Publicado em Cursos - 5 de agosto de 2016

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UERJ), está com inscrições abertas para novas ofertas dos cursos Abordagem da Violência e Judicialização da Saúde na Atenção Domiciliar. Os cursos fazem parte do Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância, parceria entre diversas Instituições da Rede UNA-SUS e o Ministério da Saúde.

Profissionais de saúde, gestores do SUS e trabalhadores de outras áreas correlatas às temáticas podem se inscrever até 10 de abril de 2017, pelo link.

Judicialização da Saúde em Atenção Domiciliar

O curso tem carga horária de 30 horas e tem como objetivo analisar o SUS no contexto do direito à saúde, baseado na Constituição Federal, especialmente quanto à judicialização da saúde no Brasil.

Os conteúdos tratam dos contextos que permeiam a estrutura do SUS e o direito à saúde e abordam temas como saúde pública; atuação do Judiciário no enfrentamento de conflitos entre cidadão e Estado e as premissas para se compreender o que pode ser objeto de ação judicial. Por fim, a última unidade trata da Judicialização no contexto da Atenção Domiciliar.

Abordagem da Violência na Atenção Domiciliar

Com carga horária de 45 horas, o curso visa orientar os profissionais de saúde na abordagem da violência, incluindo os processos de identificação, manejo e encaminhamento, bem como o uso do protocolo de segurança.

Serão analisados os impactos da violência na saúde e no ambiente familiar, com foco nesse tipo de situação em cada segmento populacional. Também é abordado o cotidiano do profissional da Atenção Domiciliar dentro das comunidades e áreas de maior risco.

Sobre o Programa

O Programa Multicêntrico de Qualificação Profissional em Atenção Domiciliar à Distância tem o objetivo de fazer com que gestores se tornem aptos a implantar e gerenciar serviços de AD e que profissionais da atenção à saúde desenvolvam habilidades para qualificar o atendimento prestado nessa modalidade.

O programa é online, composto por 19 módulos e é totalmente auto instrutivo, ou seja, não há tutores. Também é possível acessar o conteúdo por meio de tablets e smartphones. Gestores e profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências na Comunidade de Práticas e também participar de enquetes e fórum de discussão, promovidos na plataforma do curso. Destinado a  profissionais de saúde de nível superior e técnico, que estejam inseridos nas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e nas Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP) que compõem o Programa Melhor em Casa, nas Equipes de Atenção Básica e nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), bem como os profissionais de saúde que trabalhem na gestão dos serviços de atenção domiciliar (SAD) e demais gestores.

O programa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e Universidades integrantes da Rede Universidade Aberta do SUS (UFMA, UFC, UFSC, UFMG, UFCSPA, UFPE, UFPel, UERJ).

Para saber mais e visualizar todos os cursos do Programa, acesse: http://www.unasus.gov.br/cursoAD

Fonte: SE/UNA-SUS, com informações da UNA-SUS/UERJ