Inscrições abertas para residência multiprofissional

Publicado em Oportunidades - 6 de outubro de 2016

Vagas são para o Hospital das Clínicas da UFMG e o Hospital Risoleta Toletino Neves; aplicação das provas está prevista para o dia 13 de novembro

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN)/UFMG/Fundep estão com inscrições abertas, até 21 de outubro, para o processo seletivo de residência multiprofissional para o ano de 2017. As inscrições variam de R$190 a R$520. A aplicação das provas está prevista para o dia 13 de novembro de 2016.

No HC-UFMG, as 32 vagas abertas são para o Programa de Residência Integrada Multiprofissional nas seguintes áreas de concentração: “Cuidado Humanizado da Criança e do Adolescente”, “Saúde do Idoso” e “Saúde Cardiovascular”. Podem concorrer profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional.  A duração é de dois anos com dedicação exclusiva. Os residentes irão atuar no Hospital das Clínicas da UFMG, no Hospital Risoleta Tolentino Neves e no Distrito Sanitário Nordeste. Além desses cenários, outros poderão ser incluídos ou excluídos durante o desenvolvimento do programa.

Já a Residência Multiprofissional em Saúde do HRTN está com 12 vagas abertas para as áreas de concentração “Saúde do Idoso” e “Intensivismo, Urgência e Trauma”. Podem concorrer profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional. A duração também é de dois anos com dedicação exclusiva. Os residentes irão atuar no Hospital Risoleta Tolentino Neves, no Distrito Sanitário de Venda Nova, nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento, nas Unidades de Atenção Ambulatorial Especializada e no Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus.

O profissional da saúde residente em ambos os hospitais receberá, mensalmente, uma bolsa de trabalho de R$ 3.330,43, de acordo com o estabelecido pelo Ministério da Educação.

Etapas

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira é composta por prova de conhecimentos gerais em saúde pública e específica por área profissional escolhida pelo candidato, com valor de 70 pontos. Já a segunda etapa será de análise curricular com valor de 30 (trinta) pontos. O resultado final está previsto para o dia 6 de fevereiro de 2017 e o início do programa está previsto para o dia 2 de março de 2017.

Confira o edital completo aqui.

Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG.