Inscrições abertas para o curso de Atenção à Saúde das Mulheres na Atenção Básica

Publicado em Cursos - 20 de Abril de 2017

Profissionais de saúde interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre a saúde da mulher podem se matricular no curso Saúde das mulheres na Atenção Básica: protocolo clínico para enfermagem. A formação é voltada aos trabalhadores de Enfermagem, mas também pode ser realizada por profissionais de outras áreas da saúde que desejem se atualizar sobre o tema.  As inscrições podem ser realizadas até o dia 17 de maio, no site do UNA- SUS .

O curso é composto por três módulos independentes que podem ser realizados separadamente e segundo a ordem escolhida pelo aluno. O primeiro módulo trata da saúde sexual e reprodutiva e da atenção às mulheres em situação de violência. O segundo, por sua vez, aborda a atenção às mulheres no pré-natal de baixo risco, puerpério e promoção do aleitamento materno. Já o terceiro módulo tem como enfoque a atenção ginecológica, climatério e prevenção dos cânceres de colo de útero e mama. O objetivo é consolidar o estado do acolhimento, do diagnostico e do tratamento para assim solucionar os problemas de saúde mais frequentes das usuárias do SUS.

A certificação será concedida de acordo com a opção do aluno de realizar a formação completa, concluindo os três módulos, ou por cada módulo concluído individualmente. Cada módulo conta com uma carga horária de 15h cada, totalizando 45h de carga total. O curso é ofertado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), integrante da Rede UNA-SUS.

Fonte: UNA-SUS