Começa hoje especialização para médicos do Provab

Publicado em Diversos - 6 de Abril de 2015

Cerca de 210 médicos integrantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) começam hoje, 6 de abril, o Curso de Especialização Estratégia Saúde da Família (CEESF) oferecido por meio do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon). Esta edição do curso termina em fevereiro do ano que vem e atende os estados de Minas Gerais e Alagoas, sendo ofertado pela UFMG e UFAL.

Até o ano passado, o CEESF atendia aos conveniados como o caso de Brasil e Cuba ou a Organização Pan-americana de Saúde. Mas, este semestre, as vagas foram destinadas apenas aos médicos brasileiros do Provab. “Esta é a principal diferença deste ano. Estes profissionais aderiram ao Programa agora e estão trabalhando nas áreas remotas ou periféricas desde o início de março”, explica o vice-coordenador do Nescon, Edison José Corrêa. Ele ainda, conta que os médicos selecionados nas outras duas etapas do Programa farão o curso de especialização com entrada em agosto.

A redução no número de alunos também impactou mudanças como a seleção dos tutores. Para a atual demanda foram priorizados aqueles com mais experiência, que haviam atuando em outras etapas do Programa e desejavam continuar.  “Era costume entrar cerca de 400 tutores a cada semestre, mas isso diminuiu porque não houve necessidade”, pontua Edison. “Fomos impactados com o grande número de alunos nos dois últimos semestres. Essa redução foi até positiva em relação à administração e gestão, mas não faz muita diferença porque a oferta é à distância e temos estrutura para atender mais”, completa.

Edison também relata a importância do Nescon participar da formação destes profissionais e ser um modelo para outras universidades: “É um acumulo muito positivo à universidade trabalhar com a Saúde Coletiva e a formação de pessoal. Temos a questão do pioneirismo, a de ser inovador por buscar novas experiências e formas de aprendizado e a abertura do leque de ofertas desde graduandos a profissionais que já atuam”, conclui.

Atividades extras

Além do CEESF o Nescon atende demandas do Ministério da Saúde ofertando os “cursos livres” aos profissionais da área. Segundo Edison, através desta oferta o Núcleo também faz o acompanhamento de 170 médicos do Programa Mais Médicos.  “Temos uma perspectiva de ter uma relação maior com o estado de Minas Gerais e atender suas demandas. A nova gestão já nos procurou e estamos negociando a execução do curso de especialização para os gestores de saúde”, afirma.

Além disso, o Nescon está articulando o projeto “Faculdade do Século XXI” que tem o objetivo de divulgar todo o material produzido pelo Núcleo aos alunos de graduação. Além da diretoria da Faculdade de Medicina da UFMG, o diálogo também está sendo feito com os colegiados e o Telessaúde a fim de fazer um programa unificado para beneficiar ainda mais a graduação.