ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


008737

Referência:
BRAGA, Sthefanie Scotti. Plano de intervenção para melhoria da qualidade de vida dos pacientes com Diabetes Mellitus de Santa Rosa Da Serra, Minas Gerais. Bom Despacho, 40f., 2020. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
CORRÊA, Edison José

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Diabetes Mellitus; Educação da População; Educação profissional em saúde pública

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
O presente trabalho teve como objetivo a elaboração de um plano de intervenção para melhor atenção à saúde e qualidade de vida dos pacientes com diabetes mellitus, em Santa Rosa da Serra - Minas Gerais. O problema de saúde foi selecionado porque, atualmente, observam-se amputações de membros em diversos pacientes, desenvolvimento de quadros de doença renal crônica e até mesmo óbitos por complicações na cetoacidose diabética, o que aumenta a morbidade aos acometidos, além de um impacto emocional e social sem precedentes. Para isso, inicialmente foi feito um diagnóstico situacional pelo método da estimativa rápida, o que tornou possível a coleta de informações e identificação do problema, e através da realização de uma revisão narrativa foram coletadas informação relevantes acerca do tema tratado em bases científicas de dados da saúde. Depois disso, foi proposto um plano de ação para intervenção do problema na comunidade, seguindo o método do Planejamento Estratégico Situacional. Espera-se, com o planejamento de ações estratégicas, que a unidade de saúde seja capaz de proporcionar uma melhora na qualidade de vida desses pacientes.

[Nova Pesquisa]