ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


008720

Referência:
CAMPOS, Priscila Cintra. Projeto de intervenção para organização geral da Unidade Básica de Saúde Flamengo: a importância do prontuário para a Atenção Básica em Saúde. Belo Horizonte, 38f., 2020. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
BRAGA, Sonia Faria Mendes

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Registros Médicos; Administração e Planejamento em Saúde; Educação em Saúde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção para a equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Flamengo, no município de Ribeirão das Neves, Minas Gerais, sobre a questão da organização de trabalho desta unidade. Isto, principalmente em relação aos prontuários médicos, agenda e cadastro de usuários. A desorganização dos prontuários é observada pela alta taxa de perda dos mesmos e o mau estado de conservação. A desvalorização do prontuário também é um problema, observamos falhas na elaboração do documento, gerando dificuldade de comunicação entre os diferentes profissionais que assistem cada paciente, além de infringir o Código de Ética Médica. O prontuário é um documento muito importante, pois, além de ser valioso para os profissionais da saúde e locais onde atuam, é um instrumento valioso para o paciente, bem como para o ensino, a pesquisa, a elaboração de censos, propostas de assistência à saúde pública e para a avaliação da qualidade da assistência médica prestada. Além disso, a falta de cadastramento de toda população é um agravante no processo de organização da unidade, uma vez que dificulta a elaboração de ações estratégicas para a população em questão. A metodologia deste trabalho foi orientada através de problemas levantados em reuniões com a equipe e através da pesquisa bibliográfica no intuito de gerar intervenções para a resolutividade das questões discutidas. Com o plano de intervenção, há como objetivo a melhoria da organização através da agenda unificada e organizada, diminuição do extravio de informações confidenciais dos pacientes, acesso dos profissionais a informações sobre consultas anteriores e desenvolvimento de uma equipe mais resolutiva. Desta forma, espera-se firmar o vínculo dos pacientes da área de abrangência com a equipe, a fim de melhorar a assistência em saúde aos pacientes da área de abrangência da Equipe de Saúde do Flamengo.

[Nova Pesquisa]