ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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008710

Referência:
FAGUNDES NETTO, Marcos Itaborahy. Plano de intervenção para organização da agenda de atendimento das demandas espontâneas e programadas na Unidade Básica de Saúde Centro, Dores do Turvo, Minas Gerais. Belo Horizonte, 36f., 2020. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
CAMPOS, Kátia Ferreira Costa

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Acesso aos Serviços de Saúde; Agendamento de Consultas; Equipe de Assistência ao Paciente

Termo(s) livre(s):
Atendimento Médico; Agenda Médica

Resumo:
Este plano de intervenção buscou a organização da agenda de atendimento das demandas espontâneas e programadas na Unidade Básica de Saúde (UBS)Centro de Dores do Turvo, Minas Gerais. Objetivo geral: apresentar um plano de intervenção para organização da agenda de atendimento das demandas espontâneas e programadas na UBS Centro de Dores do Turvo, Minas Gerais.Foi realizado levantamento bibliográfico para contextualização teórica e para desenvolvimento do plano de intervenção foi utilizado o Planejamento Estratégico Situacional, com a análise da situação da unidade, listagem dos problemas, definição das prioridades, e identificação dos nós críticos passíveis de intervenção. Foi escolhido como problema prioritário a falta de organização da agenda de atendimento, e os nós críticos foram: agenda da equipe desorganizada; uso irracional dos sistemas de saúde e falta de organização dos grupos operativos. Determinou-se três projetos para enfrentamento do problema: mudança da agenda para que haja melhoria do acesso à saúde e estabelecimento de protocolos de estratificação de risco; oferta de educação da população em relação aos serviços de saúde para redução do tempo de espera e melhor funcionalidade do sistema de saúde; e a criação organizada de grupos de apoios frequentes aos usuários com doenças crônicas para melhor controle dos sintomas clínicos e estímulo ao autocuidado. Espera-se que essas ações sejam continuadas a longo prazo para que haja organização do atendimento e melhor qualidade do serviço.

[Nova Pesquisa]