ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


008699

Referência:
AMARANTE, Láyra Christine Almeida. Projeto de intervenção para a redução da incidência de casos de doenças infecciosas e parasitárias na Equipe de Saúde da Família Vila Calumbi, Unidade Básica de Saúde Colonização III, Nova Porteirinha, Minas Gerais. Belo Horizonte, 47f., 2020. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
STUCHI, Rosamary Aparecida Garcia

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Doenças Parasitárias; Prevenção de Doenças; Doenças Transmissíveis; SP4.012.148

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
A Atenção Primária a Saúde apresenta recursos e estrutura de funcionamento interessantes ao controle das Doenças Infecciosas e Parasitárias. Apesar dos avanços na prevenção e tratamento deste grupo de doenças como medidas de saneamento básico, melhoria de condições de habitação, novas tecnologias de saúde, principalmente os antibióticos e vacinas, tais doenças ainda representam importante impacto na saúde da população, mantendo-se como causa importante de morbidade e mortalidade. O objetivo do presente trabalho é elaborar um plano de intervenção para diminuir a incidência de casos de doenças infecciosas e parasitárias na Unidade Básica de Saúde Colonização III do município de Nova Porteirinha/Minas Gerais. Trata-se de estudo transversal de intervenção realizado por meio da elaboração de um Diagnóstico Situacional em Saúde da Estratégia Saúde da Família e por fim de um Plano de Intervenção com o intuito de desenvolver atividades de promoção e prevenção com enfoque nos principais fatores de risco e controle de possíveis complicações das Doenças Infecciosas e Parasitárias. Espera-se que com o envolvimento da equipe da Estratégia Saúde da Família da Colonização III, Secretaria Municipal de Saúde e da comunidade sejam desenvolvidas ações de educação em saúde com o intuito de uma efetiva mudança de hábitos e costumes, maior adesão aos cuidados preventivos e de tratamento na criação de uma linha de cuidado para as Doenças Infecciosas e Parasitárias Aos profissionais de saúde destaca-se a importância da Notificação de Agravos e busca ativa de casos quando necessário.

[Nova Pesquisa]