ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

:. Impressão de registro(s) da base de dados .:


008545

Referência:
CARVALHO, Adriano Avellar. Projeto de intervenção para o manejo da cessação do tabagismo na Unidade Básica de Saúde Rosina de Paula, Nazareno - Minas Gerais. Juiz de Fora, 35f., 2020. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
GAZZINELLI, Andréa

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Estratégia Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Abandono do Hábito de Fumar; Prevenção do Hábito de Fumar; Tabagismo

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Sabe-se que o tabagismo é considerado uma epidemia sendo responsável por oito milhões de mortes por ano no mundo. Além disso, é fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças como câncer, doença pulmonar obstrutiva, acidente vascular encefálico e infarto agudo do miocárdio. Na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Rosina de Paula, Nazareno, Minas Gerais, foi identificado um elevado número de usuários tabagistas. Foi utilizado o Método da Estimativa Rápida, apoiado no Planejamento Estratégico Situacional para levantamento dos principais problemas identificados na comunidade e sua ordem de prioridade. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção para cessação do tabagismo na comunidade da UBS Rosina de Paula, Nazareno, Minas Gerais, para melhoria da qualidade de vida. Para embasar o projeto de intervenção foi realizada a revisão bibliográfica nas bases de dados nacionais e internacionais, além de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, das Secretarias da Saúde do estado e do município, além dos dados da equipe de saúde da Unidade Básica de Saúde local, além de manuais do Ministério da Saúde. Posteriormente, foi elaborado um plano de ação para melhoria da qualidade do atendimento ao usuário tabagista na Unidade de Saúde na busca de cessação do fumo. Foram identificados três nós críticos: a falta de conhecimento dos profissionais para trabalhar com grupos operativos para a cessação do tabagismo; pouca informação da comunidade sobre os malefícios advindos do tabagismo e ausência de tratamento para a síndrome de abstinência. Foram desenvolvidas as operações e as possíveis soluções, assim como os resultados esperados, produtos e recursos necessários para atingir a meta proposta. Espera-se que as ações de intervenção levem a uma maior conscientização da comunidade sobre os riscos associados ao fumo, assim como ampliação do conhecimento dos profissionais da saúde para o manejo adequado dos usuários tabagistas.

[Nova Pesquisa]