ÁGORA - ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
Faculdade de Medicina da UFMG

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008469

Referência:
SIMÕES, Kayo César Fonseca. Plano de intervenção para mudanças do estilo de vida dos pacientes diabéticos descontrolados cadastrados na Unidade de Saúde do Vale o Jatobá em Belo Horizonte - Minas Gerais. Belo Horizonte, 33f., 2020. Monografia (Especialização em Gestão do Cuidado em Saúde da Família).
   
   
(Curso de Especialização Gestão do Cuidado em Saúde da Família).

Outro(s) Autor(es):
CAMARGOS, Anadias Trajano

Colaborador(es):
--- não informado ---

Descritor(es):
Estratégia Saúde da Família; Diabetes mellitus tipo 2; Educação em saúde

Termo(s) livre(s):
--- não informado ---

Resumo:
Neste estudo aborda-se a adoção de um estilo de vida adequado à pessoa com diabetes mellitus tipo 2, cadastrada na unidade de saúde do Vale do Jatobá. O trabalho teve como objetivos: Elaborar um plano de intervenção com vistas á conscientização das pessoas portadoras de diabetes tipo 2, para adesão do tratamento e mudanças do estilo de vida, atendida pela Equipe de Saúde da Família Lilás, da Unidade Básica de Saúde Vale do Jatobá, Belo Horizonte.; identificar o número de pacientes com diabetes mellitus descontrolada na comunidade; Conscientizar a população sobre a importância do tratamento; Propor ações educativas visando melhorar o conhecimento e o controle da medicação, do peso, da prática de atividades físicas e dietas adequadas. Para obtenção dos dados, primeiramente foi realizado um diagnóstico situacional pelo método da estimativa rápida, o que tornou possível a coleta de informações e identificação do problema. Fez-se uma busca bibliográfica em base de dados: Pubmed, LILACS e SciELO publicados entre os anos de 2010 a 2019. A seguir, foi feito um plano de intervenção para o enfrentamento do problema considerado prioritário na comunidade. Conclui-se que o plano de intervenção é muitoimportante para maior conhecimento sobre o assunto e espera-se que os profissionais da unidade tenham interesse em atualizar os seus conhecimentos sobre a temática

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